sexta-feira, agosto 22, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasGoverno Federal avança na implantação de infraestrutura de telecomunicações em Belém (PA)...

Governo Federal avança na implantação de infraestrutura de telecomunicações em Belém (PA) para a COP30

O Governo Federal está tomando medidas para assegurar uma conectividade segura e eficiente durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém, Pará. No final de julho e início de agosto, a Prefeitura de Belém concedeu os primeiros alvarás necessários para as obras de infraestrutura digital na região.

Uma força-tarefa composta pelo Ministério das Comunicações, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), o Governo de Belém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Prodepa e as principais operadoras de telecomunicações — Claro, TIM e Vivo — foi mobilizada para superar entraves legais, normativos e operacionais que dificultavam os licenciamentos de Estações Rádio Base (ERBs) na capital.

“Quando o governo atua em parceria, os resultados são sempre positivos. Foram necessárias diversas reuniões para desobstruir burocracias e dar andamento a obras essenciais de infraestrutura digital, que garantirão conectividade e comunicação eficaz a todos os participantes da COP, além de melhorar a qualidade de vida da população de Belém”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Além dos locais diretamente ligados à COP30, como o Parque da Cidade (Green e Blue Zones), o Porto do Futuro, o Mangueirão e o Mercado Ver-o-Peso, a cobertura será ampliada para mais de 20 novos pontos na região metropolitana do Pará, assegurando conectividade para o evento e um legado tecnológico para a população.

Dos 15 pontos prioritários identificados, 14 contarão com antenas permanentes, beneficiando diretamente a infraestrutura urbana e os serviços públicos. A única exceção é o Terminal do Outeiro (10-COP10), que terá uma estrutura temporária para atender embarcações durante a conferência.

Em julho, o Ministério das Comunicações, o Governo do Pará e a Anatel se reuniram para discutir a lentidão dos licenciamentos. Para a implementação das telecomunicações, incluindo ERBs e redes, é necessário seguir uma série de procedimentos para garantir a conformidade com as legislações locais, estaduais e federais, além de normas ambientais.

A COP30 é vista como uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar sua liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, realçando seu histórico em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.

Além disso, a Conferência buscará promover a ampla participação da sociedade civil, discutir a justiça climática e valorizar os conhecimentos e soluções dos povos indígenas, comunidades quilombolas e grupos tradicionais e periféricos, que são os mais afetados pelos efeitos da crise climática.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments