O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta terça-feira (5) com representantes da cadeia produtiva da borracha natural. Durante o encontro, o ministro enfatizou a importância do diálogo com os produtores para garantir a estabilidade da produção nacional e a isonomia tarifária dos produtos feitos no Brasil.
A borracha natural é um insumo crucial em diversos itens do dia a dia, como pneus, luvas, mangueiras, calçados, brinquedos, peças automotivas, acessórios e até próteses. A proteção dessa cadeia produtiva é vital para garantir empregos, segurança no fornecimento, sustentabilidade e avanço tecnológico.
Outro ponto discutido foi o progresso do decreto que estabelece a Política Nacional da Borracha Natural, uma demanda histórica do setor, que aguarda há mais de 20 anos. A elaboração da proposta contará com a participação de vários ministérios, incluindo Agricultura e Pecuária, Fazenda, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Abrabor), José Fernando Benesi; os representantes da Cooperativa dos Heveicultores de Guaraçaí e Região, Mauricio Murbach e Marcos Roberto; e o produtor rural Thiago Trevisi Novaes, que compartilharam seus desafios e destacaram a necessidade de uma política nacional robusta para o setor.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.