quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasEspírito Santo se une ao Contrata+Brasil para facilitar o acesso de pequenos...

Espírito Santo se une ao Contrata+Brasil para facilitar o acesso de pequenos negócios às compras públicas estaduais

Nesta quinta-feira (21/8), o governo do Espírito Santo formalizou sua adesão à plataforma Contrata+Brasil, uma iniciativa gratuita do governo federal que visa conectar compradores públicos – incluindo órgãos federais, estaduais e municipais – a microempreendedores individuais (MEIs) que oferecem serviços de manutenção e pequenos reparos em todo o país. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória.

O evento reuniu o governador Renato Casagrande e autoridades dos ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp). Também estiveram presentes representantes do Sebrae/ES e outras autoridades locais.

Com essa adesão, o Espírito Santo se junta a um movimento crescente que busca ampliar, por meio do Contrata+Brasil, as oportunidades de trabalho para pequenos empreendedores locais nas contratações públicas. A proposta é utilizar o poder de compra do Estado para promover a inclusão produtiva, gerar empregos e melhorar a oferta de serviços à população.

O governador Casagrande comentou a importância da tecnologia nessa inclusão: “É uma facilidade poder usar a tecnologia para ofertar oportunidades ao empreendedor que está na nossa cidade, gerando emprego e renda”. Ele destacou que várias outras unidades da federação também aderiram à plataforma, prometendo mais oportunidades para os empreendedores capixabas.

Herbert Barros, diretor de programa da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, ressaltou a importância da adesão para aproximar o setor público das realidades dos pequenos negócios no Espírito Santo. Ele citou o Contrata+Brasil como uma inovação que se alinha aos esforços de transformação do Estado, oferecendo agilidade nas contratações e dinamizando a economia local através das contratações de MEIs.

O Espírito Santo é um dos 11 estados que participam do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), destacando-se na implementação de soluções digitais oferecidas pelo governo federal. Além do governo estadual, 26 órgãos públicos, como prefeituras, já integram a plataforma e têm lançado oportunidades de negócios para MEIs em municípios como Vitória, Fundão e Nova Venécia. Durante a cerimônia, foram entregues certificados aos municípios que aderiram à plataforma e aos primeiros MEIs contratados no estado.

Antes da assinatura da adesão, equipes do MGI realizaram reuniões de dois dias com o governo do Espírito Santo, incluindo a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), abordando temas como inovação em gestão e integração federativa, reforçando o compromisso com a inovação e o fortalecimento dos municípios capixabas.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments