Finalizada a fase de apresentação de recursos, o 1º Concurso de Reúso de Dados Abertos confirmou a admissibilidade de 57 inscrições para a próxima etapa: o julgamento das propostas.
De acordo com o edital, uma Comissão Julgadora, composta por três membros designados pela Controladoria-Geral da União (CGU), irá avaliar os projetos com base em seis critérios: apresentação, inovação, fomento à transparência e controle social, foco nas pessoas e impacto para a sociedade, utilização de duas ou mais fontes de dados abertos, uso de ferramentas tecnológicas e inclusividade.
As propostas, que abrangem temas como educação, cultura, saúde, habitação, mudanças climáticas, comércio, serviços, pesca e diversidade, já estão disponíveis para acesso na Galeria de Reúsos do Portal Brasileiro de Dados Abertos. Os três projetos com as melhores pontuações serão os vencedores do concurso.
A lista final das iniciativas admitidas inclui projetos como:
– Construção de um Data Warehouse Utilizando os Indicadores Educacionais do Inep
– Agenda Transparente
– Análise de Leitos Hospitalares e de UTI
– Atlas da Mineração do Ceará
– Carbono Aberto
– Observatório da Diversidade no Serviço Público
– Painel Geral de Monitoramento da Mineração de Mato Grosso, entre outros.
A Galeria de Reúsos é uma vitrine para demonstrar o potencial dos dados abertos governamentais, reunindo aplicações, estudos, painéis e outras iniciativas desenvolvidas por cidadãos e organizações. Qualquer pessoa pode cadastrar um reúso, desde que cite um conjunto de dados do Portal de Dados Abertos utilizado na solução. O espaço visa promover o compartilhamento de experiências entre governo e sociedade civil, além de incentivar novas criações.
O Portal Brasileiro de Dados Abertos, ferramenta disponibilizada pelo Poder Executivo Federal, contém mais de 14.000 conjuntos de dados, promovendo a interlocução entre sociedade e governo. Cada órgão é responsável pela catalogação e atualização de suas informações. Organizações externas também podem oferecer dados no portal. A plataforma disponibiliza recursos de busca, ambientes para debates e uma seção de conteúdos formativos, como manuais e cartilhas de boas práticas.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.