segunda-feira, agosto 18, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasDiretor do Instituto Internacional de Física da UFRN apresenta projetos ao MCTI

Diretor do Instituto Internacional de Física da UFRN apresenta projetos ao MCTI

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu nesta quarta-feira (6/8), em Brasília, o diretor do Instituto Internacional de Física (IIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Álvaro Ferraz Filho. Durante a reunião, o diretor apresentou um balanço sobre a reorganização da instituição, após receber apoio do MCTI e do Ministério da Educação (MEC).

Ferraz destacou que o instituto tem recebido um suporte significativo, que permitiu a retomada de atividades focadas na física teórica. Ele mencionou que, em dezembro de 2024, o ministério poderá financiar novas iniciativas, como conferências internacionais e colaborações com outros países, o que é vital para dar visibilidade à pesquisa brasileira.

Além disso, o diretor compartilhou uma proposta para a criação de uma escola voltada para alunos do Ensino Médio com alto desempenho. O objetivo é selecionar estudantes com altas habilidades e aproximá-los de pesquisas de ponta, não apenas na área de física, mas também em outras disciplinas. O projeto prevê que, durante os dois últimos anos do Ensino Médio, esses jovens tenham uma formação convencional aliada ao contato com cientistas e temas inovadores, estimulando seu desenvolvimento acadêmico.

A ministra Luciana Santos elogiou a iniciativa e apontou instituições como a Ilum, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), e o Impa Tech, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), como modelos a serem seguidos pelo IIF. Ela enfatizou que as atividades do instituto estão alinhadas com projetos do ministério, incluindo o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

“Essa iniciativa se alinha aos programas do MCTI, como o PBIA, e aos esforços de capacitação. O Brasil, pela sua diversidade, possui muitos talentos a serem revelados. Estamos aqui para apoiar”, concluiu a ministra.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments