A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu nesta quarta-feira (6/8), em Brasília, o diretor do Instituto Internacional de Física (IIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Álvaro Ferraz Filho. Durante a reunião, o diretor apresentou um balanço sobre a reorganização da instituição, após receber apoio do MCTI e do Ministério da Educação (MEC).
Ferraz destacou que o instituto tem recebido um suporte significativo, que permitiu a retomada de atividades focadas na física teórica. Ele mencionou que, em dezembro de 2024, o ministério poderá financiar novas iniciativas, como conferências internacionais e colaborações com outros países, o que é vital para dar visibilidade à pesquisa brasileira.
Além disso, o diretor compartilhou uma proposta para a criação de uma escola voltada para alunos do Ensino Médio com alto desempenho. O objetivo é selecionar estudantes com altas habilidades e aproximá-los de pesquisas de ponta, não apenas na área de física, mas também em outras disciplinas. O projeto prevê que, durante os dois últimos anos do Ensino Médio, esses jovens tenham uma formação convencional aliada ao contato com cientistas e temas inovadores, estimulando seu desenvolvimento acadêmico.
A ministra Luciana Santos elogiou a iniciativa e apontou instituições como a Ilum, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), e o Impa Tech, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), como modelos a serem seguidos pelo IIF. Ela enfatizou que as atividades do instituto estão alinhadas com projetos do ministério, incluindo o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
“Essa iniciativa se alinha aos programas do MCTI, como o PBIA, e aos esforços de capacitação. O Brasil, pela sua diversidade, possui muitos talentos a serem revelados. Estamos aqui para apoiar”, concluiu a ministra.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.