Dia Mundial da Hipertensão é marcado por ação social realizada pela Semsa

Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão, celebrado em 17 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou ação social educativa para prevenção da hipertensão arterial. A atividade foi realizada no espaço de eventos do Macapá Shopping, no horário das 10h às 16h, nesta segunda-feira (17).

Durante a ação, foram realizadas a verificação de pressão arterial, identificação de fatores de risco, avaliação nutricional e cálculo de IMC, avaliação física, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C.

A secretária Municipal de Saúde, Dra. Karlene Lamberg, ressalta que o controle da pressão arterial é essencial.

“A falta de controle da pressão pode causar diversas complicações, capazes de reduzir significantemente a qualidade de vida. É importante ficar atento aos sintomas, como tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial”, explica a secretária.

Outros fatores devem ser observados, como, obesidade, histórico familiar e estresse. A adoção de hábitos saudáveis auxilia na prevenção da hipertensão, como destaca a diretora do Departamento Equidade no Cuidado, Tatiane Flexa. “O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão”, conclui.

Prevenção e controle

  • Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
  • Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
  • Praticar atividade física regular;
  • Aproveitar momentos de lazer;
  • Abandonar o fumo;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Controlar a diabetes.

Complicações
As principais complicações da hipertensão são Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde

Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina.

Leia mais notícias no Portal Defesa.