domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasDebate em Gramado destaca a realidade gaúcha e propõe o audiovisual como...

Debate em Gramado destaca a realidade gaúcha e propõe o audiovisual como pauta estratégica para o Brasil

Uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (15) em Gramado, organizada pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, discutiu o futuro do setor audiovisual. A presidente do colegiado, deputada federal Denise Pessoa (PT/RS), abriu o evento destacando a importância de ouvir a comunidade do audiovisual. O encontro foi uma parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, sob a iniciativa da deputada estadual Sofia Cavedon (PT/RS).

O debate abordou os desafios e o potencial do setor no estado, além de ampliar a discussão para o cenário nacional. Aleteia Selonk, presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV-RS), expressou preocupação em garantir que o audiovisual gaúcho acompanhe o crescimento do setor no Brasil.

O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, defendeu a posição do governo em negociar uma nova lei que regule as plataformas de streaming. “Defendemos 6% de Condecine, 10% de cota de tela e a proteção da propriedade intelectual para os realizadores brasileiros. Ao priorizar a cultura e a economia criativa, estamos escolhendo um novo modelo de país”, afirmou Tavares.

A secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, enfatizou a relevância da regulação para o Brasil, ressaltando que o setor contribui com R$ 24 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) e que o audiovisual é uma forma de soft power do país.

Fabiana Trindade, diretora de Financiamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine), afirmou que a agência está pronta para implementar as políticas de fomento. “Reduzimos o passivo de projetos em 83%, o que nos coloca em um novo patamar para garantir a continuidade necessária para o setor”, destacou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também abordou a conexão entre cultura e desenvolvimento, afirmando que o audiovisual é uma ferramenta crucial para a imagem do Brasil. “Temos uma parceria sólida com o Ministério da Cultura, e 44% dos norte-americanos decidem viajar para um destino com base em uma série ou filme que assistiram”, concluiu Freixo.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments