quarta-feira, maio 28, 2025
No menu items!
HomeGovernoCurso do MJSP Aborda Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Curso do MJSP Aborda Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Ministério da Justiça Lança Curso de Capacitação

Brasília, 16 de maio de 2025 – Na última sexta-feira, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou um curso voltado para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Com essa iniciativa, o governo busca intensificar a conscientização e a formação de profissionais que atuam no Sistema Único de Segurança Pública (Susp), especialmente em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

O curso, que será realizado na modalidade a distância, pretende não apenas disseminar conhecimentos sobre as leis que amparam as vítimas, mas também discutir os fatores históricos, sociais, econômicos e culturais que permeiam essa problemática. De acordo com Michele dos Ramos, diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, o curso enfatiza a “importância do trabalho em rede” como uma estratégia central para a prevenção, proteção das vítimas e responsabilização dos agressores.

Ao longo de quatro módulos, os participantes serão capacitados a entender o histórico da violência, distinguir os tipos de violência sexual, identificar vulnerabilidades, conhecer os instrumentos legais e desenvolver ações estratégicas para o enfrentamento à exploração sexual.

"A expectativa é que, ao final do curso, os participantes estejam aptos não apenas a atuar como agentes de proteção, mas como verdadeiros agentes de transformação social. Um atendimento ético e humanizado é fundamental na defesa dos direitos de crianças e adolescentes", afirma Michele.

As inscrições para o curso já estão abertas na Rede EaD Senasp, e é necessário que os interessados tenham cadastro na plataforma Sinesp do MJSP. Após a inscrição, os alunos terão um prazo de 60 dias para concluir o curso, e para a certificação é exigida uma nota mínima de 70 pontos, com um prazo mínimo de 7 dias para obtenção do certificado.

Perguntas Frequentes

  1. Quem pode participar do curso?
    R: O curso é destinado a profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que desejam se capacitar no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

  2. Qual é a duração do curso?
    R: O curso possui um prazo de 60 dias para ser concluído, e o tempo mínimo necessário para a certificação é de 7 dias.

  3. Qual é o conteúdo abordado no curso?
    R: O curso abrange conceitos básicos sobre violência, fatores históricos, sociais e culturais, tipos de violência sexual, identificação de vulnerabilidades e instrumentos legais.

  4. Como faço para me inscrever?
    R: As inscrições podem ser feitas na Rede EaD Senasp, mas é necessário ter um cadastro na plataforma Sinesp do MJSP.

  5. Qual é o objetivo do curso?
    R: O curso visa capacitar os profissionais para atuar de forma efetiva na proteção de crianças e adolescentes, promovendo um atendimento ético e humanizado, além de desenvolver ações para a transformação social no combate à exploração sexual.

Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments