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Com sistema automatizado, 90% dos beneficiários do INSS já regularizaram a Prova de Vida, segundo a Agência Gov

Mais de 30,5 milhões de pessoas já garantiram a validade da Prova de Vida, o que corresponde a 90% dos beneficiários que devem passar pelo procedimento anualmente para assegurar a continuidade dos pagamentos previdenciários. A verificação ocorre de maneira segura e automática, por meio do cruzamento de dados oficiais do Governo Federal, permitindo que a maioria mantenha seus benefícios sem a necessidade de comparecer ao banco ou acessar o Meu INSS.

Com a simplificação do processo, o INSS contribui para a redução de filas e deslocamentos desnecessários, aumentando a comodidade para os beneficiários. Contudo, é importante manter a cautela, uma vez que golpistas continuam tentando enganar aposentados e pensionistas com ligações e mensagens falsas, ameaçando cortes de benefícios ou solicitando dados pessoais.

Aqueles que não forem encontrados pelo sistema automático recebem uma notificação exclusiva do banco responsável pelos pagamentos. Para esclarecer dúvidas, é possível verificar a própria situação e saber se a Prova de Vida precisa ser regularizada.

Como saber se é necessário fazer a Prova de Vida

Embora a maioria já esteja em conformidade, quem tiver dúvidas pode consultar facilmente:

  • Pelo Meu INSS: Acesse o site ou aplicativo, faça login com CPF e senha e busque pelo serviço “Prova de Vida”. Se a data da última atualização estiver visível, está tudo regular.
  • Pelo telefone 135: Atendimento disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Caso apareça a mensagem "Comprovação de vida não realizada”, a regularização será necessária.

A atualização deve ser realizada exclusivamente pelo Meu INSS (com reconhecimento facial, se solicitado) ou diretamente no banco onde o benefício é recebido.

Passo a passo para regularizar a Prova de Vida

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para reconhecimento facial, se necessário;
  • Alguns bancos permitem a realização da Prova de Vida online, através dos recursos digitais do internet banking;
  • Também é possível comparecer presencialmente à agência bancária para efetuar o procedimento.

É importante desconfiar de qualquer contato realizado fora dos canais oficiais. Jamais informe dados pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagem ou a pessoas desconhecidas.

Redes oficiais do INSS

Em caso de dúvidas, utilize sempre o telefone 135 ou consulte o site/aplicativo Meu INSS.

Mantenha-se alerta, siga as orientações oficiais e proteja seu benefício. Informe-se sempre pelos canais do INSS e contribua para uma Previdência social mais segura para todos.

Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

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