Codeca amplia projeto piloto da coleta orgânica a partir do dia 21

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) implantou, no último dia 06 de setembro, um projeto piloto para melhorar o processo da coleta de resíduos orgânicos. A mudança será apenas no horário da coleta. O teste ocorreu nos setores São Ciro e Cruzeiro. A partir da próxima terça-feira, dia 21/09, será ampliado para os setores Pioneiro e Nossa Senhora do Rosário (mapas em anexo).

Atualmente, em decorrência da idade média da frota de 19,4 anos e do número de caminhões parados por problemas de manutenção, a operacionalização da coleta acaba sendo comprometida. Por isso, em alguns locais onde a coleta ocorria pela manhã (6h30 às 12h), passará a ser na madrugada, das 24h às 5h30, onde a Codeca atende dez setores com a mecanizada.

Segundo a diretora-presidente da Companhia, Helen Machado, a mudança foi bem aceita pela comunidade das regiões São Ciro e Cruzeiro. “Fizemos uma força-tarefa com os coletores para que a informação da mudança de horário chegasse na população. Os moradores atenderam ao nosso chamado e colocaram antes seus resíduos nas lixeiras para o caminhão recolher na madrugada ao invés da manhã. Não tivemos reclamações nesta primeira fase do projeto, então avaliamos que podemos ampliar para mais dois setores a partir da próxima semana”, avalia.

O projeto piloto contempla ainda mais uma fase a ser divulgada posteriormente.

Galeria de imagens

1 de 3 imagens

Foto por Fabiana de Lucena

Fonte: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Leia mais notícias no Portal Defesa.