A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) montou um esquema especial de trânsito para a Meia Maratona Internacional do Rio, programada para este domingo (17/8). O evento abrangerá vias da Zona Sul e do Centro da cidade, com os atletas percorrendo bairros como Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo.
A largada ocorrerá às 6h40 na Avenida Delfim Moreira, na altura da Rua Cupertino Durão. O trajeto seguirá por várias avenidas e ruas, terminando no Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. A pista reversível em funcionamento aos domingos e feriados na Avenida Atlântica será ativada e desmobilizada nos horários habituais, das 7h às 18h.
Durante a prova, a Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) Porto – Circuito Marcos Hama será ativada ao longo da Avenida Rodrigues Alves, já que parte do túnel será utilizado pelos corredores.
Um efetivo de 250 pessoas, incluindo funcionários da CET-Rio e guardas municipais, trabalhará para manter a fluidez do trânsito, coibir estacionamento irregular e orientar pedestres e motoristas. As condições do trânsito serão monitoradas e ajustes semafóricos realizados para melhorar o fluxo nas rotas alternativas.
Interdições começam neste sábado (16/8), às 22h, na Avenida Infante Dom Henrique e na Avenida Delfim Moreira, e seguirão durante o domingo, impactando diversas vias da região.
O estacionamento estará proibido em várias vias a partir de sexta-feira (15/8) e ao longo do fim de semana, com recomendações aos pedestres e motoristas sobre como se comportar durante o evento. A CST-Rio orienta a evitar a circulação pela área durante a prova devido às interdições programadas.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.