quarta-feira, maio 28, 2025
No menu items!
HomeGovernoBrasil Reafirma Compromisso com Igualdade de Gênero na 2ª Reunião do GT...

Brasil Reafirma Compromisso com Igualdade de Gênero na 2ª Reunião do GT Mulheres do G20 na África do Sul

Brasil e a África do Sul: Aliança em Prol da Igualdade de Gênero e Inclusão Financeira

Entre os dias 6 e 9 de maio, o Brasil marcou presença na 2ª Reunião do Grupo de Trabalho de Empoderamento das Mulheres e na Conferência Global sobre Estratégias Inovadoras para a Inclusão Financeira das Mulheres, eventos realizados na África do Sul, país que presidirá o G20 em 2025. A secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, liderou a delegação brasileira, recebida calorosamente pela presidenta do grupo e diretora geral do Departamento de Mulheres, Jovens e Pessoas com Deficiência da África do Sul, Mikateko Maluleke, e pela Ministra de Mulheres, Juventude e Pessoas com Deficiência, Sindisiwe Chikunga.

Os debates focaram em três eixos principais: Política de Cuidado, Inclusão Financeira para Mulheres e Combate à Violência Baseada em Gênero e Feminicídio. Em sua fala, Guarezi ressaltou a importância da autonomia econômica das mulheres e do reconhecimento do trabalho de cuidado, tanto remunerado quanto não remunerado. Ela enfatizou que a igualdade de gênero deve estar no centro de qualquer estratégia eficaz voltada para o desenvolvimento sustentável.

“O Brasil teve a honra de inaugurar este Grupo de Trabalho e reafirma seu compromisso com a construção coletiva de um mundo onde o gênero não determine oportunidades, direitos ou liberdades”, declarou Guarezi. Essa afirmação ecoou o sentimento de que o desenvolvimento global só será possível quando as mulheres forem efetivamente incluídas nas decisões e ações que moldam suas vidas.

A África do Sul, anfitriã do evento, colocou em pauta a urgência de se discutir políticas públicas que tratem da economia do cuidado e das responsabilidades familiares. O Brasil apresentou sua Política Nacional de Cuidados, que visa garantir direitos e promover a igualdade de gênero. A importância da transversalização da perspectiva de gênero no G20 foi um tema central, com relatos sobre as melhores práticas para garantir a inclusão financeira das mulheres em todas as áreas.

Outro ponto crítico debatido foi a Violência Baseada em Gênero e o Feminicídio, considerados uma pandemia global. O painel “Financiando o Futuro: Alocando Recursos para Iniciativas contra a Violência Baseada em Gênero” trouxe à tona a necessidade de integrar o orçamento de gênero nas políticas públicas como um meio eficaz de combater essa violência.

O Brasil também compartilhou suas iniciativas, como o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, que visa ampliar a rede de proteção às mulheres e a campanha Feminicídio Zero. Nesse sentido, o evento promoveu uma troca rica de experiências e a formulação de estratégias conjuntas, reforçando a necessidade de ação coletiva para enfrentar os desafios da desigualdade de gênero.

Perguntas Frequentes

  1. Qual foi o objetivo principal da reunião na África do Sul?

    • O objetivo principal foi discutir e promover a inclusão financeira das mulheres, a política de cuidado e o combate à violência de gênero e feminicídio.
  2. Quem liderou a delegação brasileira?

    • A delegação brasileira foi liderada pela secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi.
  3. O que é a Política Nacional de Cuidados apresentada pelo Brasil?

    • É uma iniciativa que busca garantir direitos, valorizar o trabalho de cuidado e promover a igualdade de gênero, abrangendo tanto o cuidado remunerado quanto o não remunerado.
  4. Por que a violência de gênero foi classificada como uma "pandemia"?

    • A violência de gênero e o feminicídio são problemas que afetam praticamente todos os países do mundo, sendo considerados questões urgentes que demandam atenção e ação ativa e eficaz.
  5. Como o G20 pode contribuir para a igualdade de gênero?
    • O G20 pode contribuir através da implementação de políticas inclusivas, da transversalização da perspectiva de gênero em todos os grupos de trabalho e do financiamento de iniciativas voltadas para a inclusão e proteção das mulheres.

Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.

Igreja Online

Na igreja online temos cultos ao vivo, estudos bíblicos e local para pedidos de orações. Caso você esteja impossibilitado de frequentar uma igreja física por estar acamado, num hospital ou impossibilitado de se locomover por qualquer outro motivo, a igreja online é perfeita pra você. Venha conhecer! https://igrejaonline.com

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments