quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasBrasil fortalece relações comerciais com o Japão e divulga o agronegócio na...

Brasil fortalece relações comerciais com o Japão e divulga o agronegócio na Expo Osaka 2025

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conduziu uma missão oficial ao Japão, sob a liderança do secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, que contou com a presença do adido agrícola do Brasil no país, Marco Pavarino. Durante a visita, foram estreitados os laços comerciais e promovido o agronegócio brasileiro, que em 2024 exportou mais de US$ 3,3 bilhões em produtos agropecuários para o Japão, sendo este o sétimo maior importador de produtos do Brasil, destacando-se carnes, café, cereais e farinhas.

Em Tóquio, a delegação se reuniu com Atsushi Suguinaka, diretor-geral de Exportações e Assuntos Internacionais, e Ozuki Do, diretor-substituto de Segurança Alimentar do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF). Os encontros abordaram a ampliação do comércio bilateral e questões sanitárias e fitossanitárias.

Na capital japonesa, a agenda também incluiu uma reunião com o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes, além de encontros com representantes da Kanematsu, uma das principais tradings do país, onde foram discutidas oportunidades para aumentar as exportações de grãos, farelo de soja e proteínas animais. Em uma reunião com a Zen-Noh, braço do Japan Agricultural Cooperatives Group (JA), foi apresentado o potencial do Brasil para expandir o fornecimento de soja e farelo de soja para a cadeia produtiva de proteína animal.

A comitiva também visitou a Expo Osaka 2025, uma exposição universal que ocorre a cada cinco anos, com a participação de mais de 150 países, sob o tema “Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”, e que espera atrair entre 28 e 36 milhões de visitantes até 13 de outubro.

A delegação participou de seminários como o “Diálogo sobre Segurança Alimentar e Proteína Animal”, promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), que reuniu autoridades e representantes do setor para discutir políticas públicas e sustentabilidade. No Pavilhão Brasil, foi ainda realizado o evento “Grain Talks Brasil–Japão”, abordando a estabilidade no fornecimento de grãos ao Japão, com apoio de várias entidades do setor.

Com o progresso nas negociações e reforço do diálogo institucional, espera-se um aumento no fluxo de comércio bilateral nos próximos anos, diversificando a pauta exportadora e consolidando o Brasil como um fornecedor estratégico de alimentos e insumos agrícolas para o Japão, promovendo parcerias duradouras e crescimento mútuo.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments