domingo, agosto 31, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasBrasil e Nigéria estreitam laços culturais em encontro de ministras

Brasil e Nigéria estreitam laços culturais em encontro de ministras

A ministra Margareth Menezes recebeu, no final da tarde de segunda-feira (25), em Brasília, a titular de Arte, Cultura, Turismo e Indústrias Criativas da Nigéria, Hannatu Musawa. No encontro, o quarto entre as duas, foi reiterado o interesse no intercâmbio cultural entre os países, com a intenção de assinar um Memorando de Entendimento que está em negociação.

“Muitos estudos demonstram que a cultura e a arte, além de promoverem representatividade, fortalecem a identidade nacional, gerando empregos, renda e desenvolvimento humano. O Brasil é rico em criatividade espalhada por todo o seu território”, declarou a ministra. Ela acrescentou que a estruturação econômica do setor é uma prioridade para o Ministério.

Margareth Menezes também destacou as semelhanças entre os países. “O Brasil conta com mais de 210 milhões de habitantes, enquanto a Nigéria tem mais de 230 milhões. Essa diversidade é uma solução e não um problema para cultura, economia e desenvolvimento”, afirmou.

Por sua vez, Hannatu Musawa expressou gratidão pela recepção e elogiou os líderes de ambos os países, referindo-se aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Bola Tinubu como corajosos e visionários.

A ministra nigeriana manifestou interesse na Lei Rouanet, chamando-a de “fascinante” e enfatizando a importância de trocar experiências bem-sucedidas na cultura. Ela também mencionou a recente criação de uma base de dados na Nigéria sobre atividades culturais e seu impacto econômico.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, apresentou a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que já foi replicada em outros países. “Essa política inspirou um programa de cooperação internacional envolvendo 14 países da Ibero-América, que busca ampliar os direitos culturais e promover políticas de base comunitária”, informou.

João Jorge, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), ressaltou o potencial da parceria entre as nações e a importância do intercâmbio universitário e da mobilidade de artistas e estudantes.

À frente da nova Secretaria de Economia Criativa do MinC, Claudia Leitão destacou as semelhanças culturais entre Brasil e Nigéria, especialmente a presença significativa dos jovens no mercado cultural. “Estamos desenvolvendo a política Brasil Criativo, que promoverá ações em colaboração com outros ministérios essenciais para essa construção federativa”, disse.

A secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, também manifestou entusiasmo pelo acordo de coprodução audiovisual assinado entre os países em junho, que estabelece as bases para colaborações em filmes, séries e documentários.

A missão foi liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e contou com a presença de outras autoridades e representantes da Fundação Cultural Palmares, além de delegados nigerianos.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments