domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasBrasil e Moçambique debatem boas práticas na luta contra fraudes, na proteção...

Brasil e Moçambique debatem boas práticas na luta contra fraudes, na proteção da infância e no enfrentamento do extremismo digital

Brasília, 07/08/2025 – Autoridades do Brasil e de Moçambique se reuniram nesta quinta-feira (7) no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para discutir estratégias no combate a crimes cibernéticos, com ênfase na fraude digital, na proteção infantil e no enfrentamento do extremismo digital.

O encontro abordou táticas de prevenção e investigação de fraudes digitais no Brasil, destacando o uso de criptomoedas e tecnologias para rastrear transações financeiras ilegais. Também foi apresentado o programa Amber Alert, um sistema utilizado no Brasil para localizar crianças desaparecidas, além de iniciativas voltadas para a proteção de crianças e adolescentes em situações vulneráveis.

Um dos tópicos centrais foi o combate ao extremismo digital e à disseminação de ideologias radicais. As autoridades compartilharam melhores práticas para monitorar conteúdos prejudiciais na internet e estratégias para combater discursos de ódio e radicalização online.

Mario Sarrubbo, titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), destacou a importância do intercâmbio de experiências com outros países para melhorar as políticas públicas de segurança digital. "A esfera digital é sem fronteiras e tem sido usada por criminosos e radicais, influenciando uma geração de jovens no Brasil. O Poder Público deve estar conectado ao mundo virtual e dialogar internacionalmente para aprimorar suas políticas", afirmou.

Sarrubbo também abordou a vulnerabilidade das crianças e jovens, que, com o uso de celulares, estão expostos a diversas formas de agressão e golpes. Ele enfatizou a necessidade de sinergia com outros países para aprimorar as técnicas e políticas públicas de prevenção e combate ao crime cibernético.

O evento foi organizado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), e contou com a presença de representantes da Coordenação Geral de Combate a Crimes Cibernéticos (CG-CIBER) e da delegação moçambicana, composta por autoridades de várias áreas.

A delegação moçambicana teve a oportunidade de conhecer as ações brasileiras voltadas à proteção digital, melhoria das investigações e promoção da segurança cibernética em um contexto global.

Esse encontro faz parte de um esforço contínuo para fortalecer a colaboração internacional no combate ao crime cibernético e proteger os direitos fundamentais, com especial foco na segurança infantil e no combate ao extremismo digital.

Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments