Na última semana, representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conduziram a primeira reunião do Diálogo Brasil-Japão sobre Economia Digital. O encontro, realizado durante o evento SET Expo em São Paulo, tinha como objetivo promover o intercâmbio de informações sobre temas estratégicos de interesse comum entre Brasil e Japão. Esta iniciativa surge a partir do Memorando de Entendimento no setor de telecomunicações, assinado em março durante a visita oficial do presidente Lula a Tóquio.
O governo japonês foi representado pelo vice-ministro para Relações Internacionais do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, acompanhado de uma delegação. A Anatel foi liderada pelo superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação, Vinicius Caram, enquanto o Ministério das Comunicações esteve representado pelo secretário de Radiodifusão, Wilson Wellisch; o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius; e o chefe da Assessoria Internacional, Jeferson Nacif.
Durante a reunião, os participantes discutiram avanços e perspectivas em áreas como o desenvolvimento da radiodifusão, novas tecnologias da TV 3.0, Redes de Acesso de Rádio Abertas (Open RAN), redes privativas e sistemas Wi-Fi. Também foi abordado o suporte em foros internacionais, como a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a União Postal Universal (UPU).
O diálogo enfatizou o compromisso do Brasil com a cooperação internacional e o interesse mútuo na promoção de soluções inovadoras no setor de telecomunicações. A delegação japonesa mencionou que está em discussões com o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP) para a realização de testes com redes privativas, destinadas à implementação de soluções de telemedicina. O Brasil se mostrou disposto a colaborar com a iniciativa e apoiar o desenvolvimento dessas tecnologias.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.