segunda-feira, agosto 18, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasBrasil e Equador firmam memorando de entendimento para cooperação em inteligência artificial

Brasil e Equador firmam memorando de entendimento para cooperação em inteligência artificial

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e a ministra das Relações Exteriores e Mobilidade Humana do Equador, Gabriela Sommerfeld, firmaram um Memorando de Entendimento (MdE) em inteligência artificial nesta segunda-feira, 18 de agosto.

O acordo visa o fortalecimento acadêmico e científico, além da capacitação de profissionais em infraestruturas de computação de alto desempenho, com foco no desenvolvimento de modelos latino-americanos de inteligência artificial. A cerimônia de assinatura ocorreu durante a visita oficial do presidente equatoriano, Daniel Noboa, ao Brasil, contando com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto em Brasília.

A ministra Luciana Santos destacou a importância do domínio tecnológico para a soberania das nações. “Acredito que os países em desenvolvimento devem reunir esforços para garantir sua soberania e não se tornarem reféns de países mais industrializados”, afirmou. Ela enfatizou a necessidade de uma coordenação regional que permita o desenvolvimento de tecnologias digitais adaptadas à realidade da América Latina.

A colaboração com o Equador pode ser integrada ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que visa promover a pesquisa e o desenvolvimento através de 100 projetos colaborativos em IA envolvendo países da América Latina e da África, com um investimento estimado em R$ 100 milhões. O plano também prevê o compartilhamento da infraestrutura brasileira de inteligência artificial com outras nações em desenvolvimento, especialmente na América Latina, mediante o apoio a 30 projetos até 2028, com um aporte de R$ 50 milhões.

“Brasil e Equador compartilham percepções semelhantes sobre o impacto da IA em nossas sociedades, além da necessidade de promover uma adoção responsável da tecnologia, que maximize os benefícios para nossas economias e para as pessoas em geral”, complementou Luciana Santos, ao mencionar as sinergias entre o PBIA e a Política de Transformação Digital 2025-2030 do Equador.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments