O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador firmaram um Memorando de Entendimento com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas à agricultura familiar e camponesa. A assinatura do documento ocorreu entre o ministro Paulo Teixeira e a ministra das Relações Exteriores e Mobilidade Humana do Equador, Gabriela Sommerfeld.
O acordo visa desenvolver o rural sustentável, promovendo a transição agroecológica, favorecendo a comercialização e o aumento da produção de alimentos saudáveis. Além disso, o documento busca potencializar os sistemas públicos de abastecimento e as compras públicas da agricultura orgânica e agroecológica, bem como estimular a redução de perdas e desperdícios de alimentos. “Essas políticas estão amadurecidas no Brasil, permitindo a troca de experiências com o Equador. Consequentemente, fortalecemos a cooperação sul-americana, onde temos muito a aprender e oferecer”, destacou Teixeira.
O memorando abrange diversas áreas de cooperação, incluindo mecanização da agricultura familiar, recuperação de solos e florestas degradadas, construção de resiliência climática, e estratégias para utilização eficiente da água, além do fortalecimento de cooperativas.
Brasil e Equador também se comprometerão a compartilhar informações e experiências sobre políticas públicas de desenvolvimento agrário e agricultura familiar, realizando visitas técnicas e publicando materiais informativos sobre o tema.
Um Grupo de Trabalho Conjunto será instituído, idealmente composto por representantes das áreas técnicas, para planejar atividades e ações, além de atualizar o documento de implementação que contemplará áreas de interesse e detalhes sobre as colaborações.
As relações diplomáticas entre Brasil e Equador se iniciaram em 1844. Apesar de não serem países vizinhos, o intercâmbio comercial alcançou US$ 1,09 bilhão em 2024. O Brasil exportou produtos como papel, automóveis, trigo e calçados. Não havia uma visita de um mandatário equatoriano ao Brasil há 18 anos.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.