Em sua missão oficial em Angola, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu na última terça-feira (19) com Armando Manuel, presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, e José de Lima Massano, ministro de Coordenação Econômica do país africano.
O principal assunto em pauta foi a participação do Fundo em projetos voltados para a produção de grãos, desenvolvidos em parceria entre os governos do Brasil e de Angola, com a colaboração do setor privado brasileiro. Também foi discutida a possibilidade de uma aliança entre empresas brasileiras e o Fundo Soberano para um projeto de cultivo de cana-de-açúcar.
Fávaro destacou a necessidade de garantias que Angola deve proporcionar para viabilizar os projetos estruturantes em andamento. “Estamos aqui para avançar cada vez mais no crescimento da agropecuária brasileira e angolana”, afirmou o ministro.
Armando Manuel reafirmou que o projeto de produção agrícola é uma das prioridades da instituição, expressando o interesse do Fundo no empreendimento.
Essa reunião seguiu a primeira conversa sobre o tema, realizada em julho deste ano, quando Manuel visitou o Brasil. Naquela ocasião, eles trataram de potenciais investimentos bilaterais para aumentar a produção de alimentos.
Ainda na terça-feira, Fávaro se encontrou com José de Lima Massano para discutir a produção de alimentos dentro do acordo Brasil-Angola, em desenvolvimento por meio do Grupo de Trabalho (GTI BR-AO), criado em julho entre o ministério e o Ministério das Relações Exteriores. O grupo visa elaborar propostas para enfrentar desafios como altos custos de produção e a falta de infraestrutura rural.
A comitiva brasileira incluiu a embaixadora do Brasil em Angola, Eugênia Barthelmess, além de outros representantes do Ministério da Agricultura e empresários.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.