Estudantes brasileiros se destacaram na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica de 2025, realizada de 11 a 21 de agosto em Mumbai, Índia, ao conquistar uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. O evento, que é a 18ª edição da competição, culminou nesta quinta-feira (21). O estudante Luca Pimenta também recebeu troféus por sua atuação na melhor prova em grupo e na melhor prova observacional.
Para se prepararem para o desafio internacional, os integrantes da equipe brasileira participaram de treinamentos ao lado de medalhistas de edições anteriores, com o suporte de professores, especialistas e astrônomos.
A IOAA, que reúne estudantes do ensino médio de todo o mundo, desafia os participantes a resolver problemas teóricos, analisar dados e observar o céu, promovendo assim o interesse pela Astronomia e Astrofísica. O evento também estimula a integração cultural e a troca de conhecimentos entre os jovens.
As medalhas conquistadas pela equipe brasileira, liderada pelos professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo, foram distribuídas da seguinte forma: uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze, além de menções honrosas.
Estabelecida em 2006 na Tailândia, a IOAA é um evento anual destinado a alunos de alto desempenho em Astronomia. Desde sua primeira edição em 2007, o Brasil tem participado ativamente, com equipes selecionadas por meio de um rigoroso processo organizado pela OBA e instituições parceiras, como o Observatório Nacional (ON).
Em 2024, o ON foi responsável pela organização da 17ª IOAA no Brasil, que ocorreu de 17 a 27 de agosto e contou com quase 250 estudantes de 53 países, totalizando cerca de 550 participantes, incluindo líderes, guias e equipes de apoio.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.