O Brasil alcançou uma marca histórica no turismo internacional, ocupando a 5ª posição entre os destinos das Américas que mais recebem visitantes estrangeiros, segundo dados divulgados pela ONU Turismo nesta segunda-feira (18). Em 2024, o país recebeu 6,8 milhões de turistas internacionais, ultrapassando a Argentina, que liderava na América do Sul. O avanço em uma colocação em relação ao ano anterior reforça o Brasil como um destino turístico de destaque no continente e no mundo.
A boa performance se manteve em 2025, quando, entre janeiro e julho, 5,9 milhões de turistas internacionais chegaram ao Brasil, o maior volume já registrado para esse período, com um crescimento de 47,5% em comparação ao ano anterior. No primeiro trimestre, o país obteve a segunda melhor performance mundial em crescimento de chegadas internacionais, atrás apenas do Paraguai, segundo a ONU Turismo.
Esses resultados aceleram o cumprimento das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O número atual já representa 77,3% da meta de 6,9 milhões de visitantes prevista para 2025. Se o ritmo for mantido, o Brasil pode não apenas superar a projeção de 8,1 milhões de turistas até 2027, mas também atingir a marca de 10 milhões de visitantes internacionais ainda neste ano.
“O Brasil vive um momento histórico no turismo. Estamos no caminho certo para atingir quase 10 milhões de visitantes internacionais em 2025, resultado de um trabalho de promoção, qualificação e ampliação da conectividade aérea. Esses números demonstram a força do nosso país como destino global e reforçam a importância do turismo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões”, afirmou o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino.
No ranking das Américas, o Brasil aparece atrás apenas dos Estados Unidos, México, Canadá e República Dominicana, reafirmando a relevância do setor como motor de desenvolvimento econômico e social, além de consolidar o país entre os principais players do turismo mundial.
“O crescimento e a liderança conquistada pelo Brasil na América do Sul mostram que estamos transformando a percepção global do nosso país. O turismo está promovendo desenvolvimento social e gerando emprego e renda para milhares de famílias. Isso é benéfico tanto para os visitantes quanto para os que vivem aqui”, comentou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.