O governo brasileiro e a Argélia finalizaram negociações sanitárias que possibilitarão a exportação de ovinos vivos do Brasil para o país africano.
Com uma população de aproximadamente 46 milhões de habitantes, a Argélia se firma como um parceiro comercial crescente para o Brasil. Em 2021, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Argélia totalizaram cerca de US$ 1,3 bilhão. Em 2024, esse valor já superou US$ 2,2 bilhões, destacando-se os produtos dos setores sucroalcooleiro, soja, cereais, farinhas e preparações.
Essa nova abertura de mercado representa uma estratégia de negócios vantajosa, especialmente para exportadores das regiões norte e nordeste do Brasil, onde a ovinocultura desempenha um papel significativo na economia e na geração de empregos, contribuindo para o desenvolvimento regional.
Com este avanço, o agronegócio brasileiro soma 401 novas aberturas de mercado desde o início de 2023, sendo 101 delas realizadas em 2025. Esses resultados refletem a colaboração entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
As informações para a imprensa podem ser solicitadas pelo e-mail: imprensa@agro.gov.br.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.