domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasBernardo Vilhena é o convidado do programa Memória da Poesia Brasileira na...

Bernardo Vilhena é o convidado do programa Memória da Poesia Brasileira na Biblioteca Nacional

O poeta carioca Bernardo Vilhena será o próximo destaque do programa "Memória da Poesia Brasileira", promovido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura. A entrevista ocorrerá na próxima quinta-feira, 21 de agosto, a partir das 15h, com mediação do poeta e curador do projeto, Sergio Cohn. O evento será realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio de Janeiro, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

Bernardo Vilhena, nascido em 1949 no Rio de Janeiro, iniciou suas atividades poéticas na década de 70. Seu poema "Vida bandida" se tornou um grande sucesso na voz do cantor Lobão. Entre os anos 1972 e início da década de 80, ele integrou o coletivo Nuvem Cigana, que uniu artistas de diversas áreas em ações culturais que desafiavam a repressão da ditadura militar e agitaram a cena cultural carioca e brasileira. Ao longo de sua carreira, Vilhena compôs mais de 430 canções em parceria com artistas como Lobão, Lulu Santos, Claudio Zoli, Cazuza e Ritchie. Em 2015, publicou "Vida bandida e outras vidas" (Azougue Editorial), uma coletânea de poemas já lançados e textos inéditos.

O programa "Memória da Poesia Brasileira" visa registrar e divulgar a poesia contemporânea brasileira ao público. A curadoria e apresentação são de Sergio Cohn, que também edita a revista Poesia Sempre da FBN. Cada evento conta com duas partes: às 13h, é realizada uma gravação do poeta recitando seus textos; às 15h, acontece uma sessão pública com um depoimento sobre a trajetória poética do autor.

Na primeira temporada do programa, que ocorreu em 2024, participaram poetas como Guilherme Zarvos, Claudia Roquette-Pinto e Antônio Cícero, entre outros. A segunda temporada teve início em julho de 2025 com Eucanaã Ferraz como convidado. Os vídeos das edições estão disponíveis no canal da FBN no YouTube.

Serviço
Memória da Poesia Brasileira, com Bernardo Vilhena
Data: 21 de agosto (quinta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/nº – Centro (entrada pelo jardim)
Transmissão ao vivo: YouTube da FBN
Evento gratuito

Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments