A Assinatura Eletrônica GOV.BR foi criada com o objetivo de digitalizar serviços públicos, sendo também adotada por profissionais autônomos e na gestão de condomínios. Desde 2025, a solução, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi utilizada por mais de 125 milhões de brasileiros.
A advogada e empresária Hangra Leite Peçanha é uma usuária assídua da plataforma. Com uma conta de nível Ouro no GOV.BR, ela utiliza a Assinatura GOV.BR para autenticar documentos jurídicos, petições e contratos. “Isso facilita bastante meu dia a dia profissional, pois elimina a necessidade de reconhecimento de firma em cartório em muitas situações”, afirmou.
Ela recomenda a ferramenta para aqueles que ainda não a utilizam, destacando-a como confiável e prática. “A assinatura digital me proporciona agilidade, praticidade e segurança, economizando tempo e recursos”, acrescentou.
Willian Martins, contador e síndico do Residencial Vivace em Taguatinga (DF), utiliza a Assinatura GOV.BR desde 2021. “Agora não preciso mais ir ao cartório para reconhecer firma da minha assinatura”, explicou. Ele assina atas, notificação de moradores e contratos, o que lhe permite ganhar agilidade no atendimento de demandas cotidianas.
O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, ressaltou que esses casos evidenciam como a Assinatura GOV.BR torna a vida dos brasileiros mais simples. “Todas as soluções do GOV.BR são desenvolvidas para possibilitar que as pessoas tenham mais tempo para outras atividades ao invés de ficarem em filas de um balcão. Dessa forma, o GOV.BR representa qualidade de vida”, declarou.
Para utilizar a solução, é necessário ter uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. A conta Prata é obtida por meio do reconhecimento facial ou pela validação de dados em bancos credenciados. A conta Ouro, que permite acesso a todos os serviços digitais públicos, requer reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou ainda, um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Atualmente, a plataforma do governo federal conta com mais de 170 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais, além de outros 8.700 serviços estaduais e municipais. Entre os serviços mais utilizados estão o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. A plataforma também possibilita a pesquisa de serviços conforme o perfil do usuário, seja ele estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.