O agronegócio brasileiro alcançou a marca de 401 aberturas de mercado desde o início de 2023, com a recente conclusão de negociações sanitárias que possibilitam a exportação de ovinos vivos para a Argélia. O país, que possui cerca de 46 milhões de habitantes, emergiu como um parceiro comercial cada vez mais relevante para o Brasil.
Em 2021, as exportações de produtos agropecuários do Brasil para a Argélia totalizaram aproximadamente US$ 1,3 bilhão. Para 2024, essa cifra deve ultrapassar US$ 2,2 bilhões, com destaque para os setores sucroalcooleiro e de soja, além de cereais, farinhas e preparações.
Esta nova oportunidade de mercado beneficia especialmente os exportadores das regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde a criação de ovinos desempenha um papel crucial tanto econômica quanto socialmente, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento regional.
Os resultados positivos são atribuídos à colaboração entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.