O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+), informou que está monitorando o caso da cidadã brasileira Alice Barbosa, em parceria com a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e o Itamaraty. O objetivo é garantir a adoção das medidas necessárias para a proteção da vítima, incluindo assistência consular e a proteção de seus direitos.
A Secretaria manterá atenção constante ao desdobramento da investigação, exigindo a plena garantia dos direitos de Alice Barbosa, que foi alvo de uma detenção abrupta por agentes de imigração nos Estados Unidos, conforme amplamente divulgado na última segunda-feira (25).
O MDHC expressa solidariedade à cidadã brasileira e reconhece a valentia de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade que enfrentam, diariamente, a xenofobia, a violência institucional e a discriminação. A entidade reforça seu compromisso em apoiar brasileiros em qualquer parte do mundo, principalmente aqueles mais vulneráveis a violações de direitos humanos em decorrência de sua identidade de gênero, orientação sexual ou características sexuais.
Aos familiares e amigos da vítima, o ministério reafirma seu cuidado, respeito e disposição para o diálogo.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.