O turismo no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, o que está intimamente relacionado ao desempenho econômico durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A afirmação foi feita pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, durante a abertura do 9º Salão do Turismo, realizado nesta quinta-feira (21/8), em São Paulo.
Durante o evento, foi divulgada uma pesquisa inédita que revela que cerca de 55 milhões de brasileiros realizaram pelo menos duas viagens desde o início do atual governo, em 2023. O levantamento, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), evidencia o setor como um dos pilares da economia nacional.
Alckmin destacou que a melhoria nas condições econômicas, como o crescimento de 16% na safra agrícola, a redução da inflação, o aumento da renda e a criação de empregos, são fatores que incentivam o aumento das viagens. “A melhor maneira de estimular o turismo é melhorar a renda do povo”, afirmou.
Além disso, o ministro ressaltou a relevância do turismo no mercado de trabalho, classificando-o como um grande empregador que abrange desde pequenas até grandes empresas.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou as habilidades de negociação de Alckmin em relações externas, destacando sua atuação nas tratativas com os Estados Unidos. “Ter uma pessoa de cabeça erguida nos representando, que defende os interesses nacionais, é crucial”, comentou.
Participaram da cerimônia também o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e o ministro substituto do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Capobianco, além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A pesquisa apresentada ainda revelou que 64% dos turistas brasileiros aumentaram ou mantiveram o número de viagens nos últimos dois anos. Os estados mais procurados incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais.
Outro dado importante aponta que quase um terço dos viajantes frequentes notou uma melhora na qualidade das viagens, impulsionada por passagens, hospedagens e alimentação mais acessíveis, além do aumento da renda familiar.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.