segunda-feira, agosto 18, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasAGU retoma controle do perfil da Fundação Casa de Rui Barbosa

AGU retoma controle do perfil da Fundação Casa de Rui Barbosa

A Advocacia-Geral da União (AGU) conquistou uma decisão liminar que restabelece à Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) o acesso à sua conta oficial no Facebook. A determinação foi emitida pela 30ª Vara Federal do Rio de Janeiro após ser comprovado que a fundação teve seu e-mail de administração da página alterado sem consentimento, impedindo-a de gerenciar seu perfil institucional e comprometendo a comunicação oficial e a divulgação de suas atividades.

A conta da FCRB, acessível pelo link www.facebook.com/casaderuibarbosa, teve o e-mail vinculado modificado para um endereço desconhecido e, subsequentemente, foi bloqueada, restringindo o acesso da equipe institucional. A Procuradoria Regional Federal da 2ª Região (PRF2), que defendeu a fundação, argumentou que a urgência da situação era evidente, visto que a conta passou a ser administrada por um usuário não autorizado. Isso não apenas dificultava a promoção de eventos e a interação com o público, mas também colocava em risco a organização, ao permitir possíveis publicações inadequadas, incluindo discursos de ódio, em nome de uma entidade pública federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

O juiz reconheceu a urgência do pedido de tutela, destacando o risco de danos irreparáveis à imagem e ao funcionamento da fundação. A decisão ordenou que o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. tomasse as providências necessárias para restaurar o acesso da FCRB à sua página institucional e que implementasse uma multa diária de R$ 2.000,00 em caso de descumprimento.

De acordo com o procurador federal Dalton Morais, que atuou no caso, essa medida protege o espaço público digital da administração federal. “A atuação da AGU foi fundamental para assegurar à Fundação Casa de Rui Barbosa o controle de um canal oficial de comunicação, evitando riscos institucionais e garantindo a continuidade da prestação de um serviço essencial à cultura e à memória do país”, afirmou.

O Facebook atendeu à decisão, e na quarta-feira (13/08), foi realizada a primeira postagem nas redes sociais da Fundação, informando ao público sobre a recuperação da conta institucional e a atuação da AGU.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments