domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasA ministra Luciana Santos anuncia a expansão da rede de pluviômetros em...

A ministra Luciana Santos anuncia a expansão da rede de pluviômetros em Pernambuco

Durante agenda em Pernambuco nesta quinta-feira (14), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a ampliação da rede de pluviômetros em todo o Brasil.

Luciana destacou a importância do investimento estatal em resposta às mudanças climáticas e às condições adversas enfrentadas pela população. “Vamos ampliar a rede de pluviômetros para poder fazer uma prevenção mais precisa contra os efeitos das chuvas na cidade do Recife”, afirmou durante visita à comunidade de Brasília Teimosa.

A nova rede de pluviômetros está sendo implementada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que fará a instalação de 39 novos equipamentos para monitorar as chuvas em 15 municípios de Pernambuco, na primeira fase do projeto, com um investimento superior a R$ 2,5 milhões. O objetivo é aumentar o monitoramento e antecipar riscos de desastres, tais como enxurradas e deslizamentos de terra.

Os novos dispositivos são mais modernos e incorporam inovações desenvolvidas por pesquisadores do Cemaden, aumentando a eficácia do monitoramento e contribuindo para a proteção de vidas e prevenção de perdas materiais. Atualmente, Pernambuco conta com 66 municípios sob monitoramento, com a meta de expandir esse número para 108.

O anúncio se deu em meio a uma série de atividades que a ministra cumpriu ao lado do presidente Lula no Estado, incluindo a entrega de 599 títulos de regularização fundiária à população local, por meio do programa Imóvel da Gente, em parceria com a prefeitura do Recife. A cerimônia contou com a participação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e do prefeito João Campos.

No período da tarde, a comitiva visitou o Hospital Ariano Suassuna, onde iniciaram os atendimentos de pacientes do SUS por uma operadora de plano de saúde, em uma ação do programa Agora Tem Especialistas, em colaboração com a gestão municipal.

Na parte da manhã, Lula e Luciana Santos participaram da inauguração da nova planta da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Goiana, na Zona da Mata pernambucana. A unidade irá produzir medicamentos essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS), como albumina e fatores de coagulação, a partir de plasma doado no Brasil, visando à autossuficiência na produção desses medicamentos.

O presidente Lula enfatizou a importância de cuidar da educação, da segurança alimentar e da saúde como pilares da soberania nacional. Com 100% de capital federal e investimentos de mais de R$ 1,9 bilhão, a Hemobrás oferecerá benefícios a milhões de usuários do SUS e criará cerca de 2 mil empregos diretos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também presente na cerimônia, destacou a segurança proporcionada pelo novo sistema de produção nacional para profissionais de saúde e pacientes que necessitam de medicamentos críticos.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments