Os governos do Brasil e da Indonésia estabeleceram os critérios sanitários necessários para viabilizar a exportação de carne bovina com osso, miúdos bovinos, produtos cárneos e preparados de carne do Brasil para o país asiático.
A Indonésia, com cerca de 283 milhões de habitantes, é o quarto país mais populoso do mundo e apresenta um mercado estratégico para produtos de proteína animal. O consumo de carne bovina no país tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da renda e pela expansão da classe média urbana.
Esse acordo representa um avanço significativo para o Brasil, já que o país é o maior exportador de carne bovina do mundo. Além de fortalecer a parceria comercial com a Indonésia, que em 2024 importou US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, especialmente dos setores sucroalcooleiro e de soja, fibras e produtos têxteis.
Com essa nova medida, o agronegócio brasileiro alcança 402 aberturas de mercado desde o início de 2023. Esses resultados são fruto da colaboração entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.