A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas participou, na noite de quinta-feira (14), de uma final inédita na Copa América da modalidade, conquistando a medalha de prata ao ser derrotada pelos Estados Unidos, que venceu por 77 a 37. A partida, que definia o título continental, garantiu também a classificação automática para o Campeonato Mundial de 2026, a ser realizado em Ottawa, no Canadá.
Dentre as 12 atletas da seleção, 11 são beneficiárias do programa Bolsa Atleta do Governo Federal, que oferece suporte financeiro para a preparação e participação em competições nacionais e internacionais.
Com o vice-campeonato, o Brasil assegurou uma das duas vagas diretas para o Mundial, enquanto o Canadá já tinha sua participação garantida como país-sede. Argentina e Colômbia, que finalizaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, irão disputar o Torneio Qualificatório Mundial para definir as últimas vagas.
Esta edição representou a melhor campanha do Brasil na história da competição, superando as medalhas de bronze conquistadas em 2017 e 2022. Para chegar à final, a equipe venceu o Canadá por 70 a 62, a Colômbia por 67 a 29 e El Salvador por 91 a 4 na fase de grupos. Nas eliminatórias, derrotou o Peru por 95 a 28 nas quartas e novamente a Argentina, por 50 a 39, na semifinal.
Os Estados Unidos também chegaram à final invictos, tendo vencido a Argentina por 72 a 32, o México por 82 a 13 e o Peru por 90 a 16 na fase de grupos, além de El Salvador por 92 a 13 nas quartas e o Canadá por 75 a 45 na semifinal.
Após a histórica campanha da seleção feminina, o foco se volta agora para a disputa masculina, marcada para ocorrer entre os dias 15 e 20 de agosto, no ginásio Coliseo Cayetano Cañizares, em Bogotá, na Colômbia.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.