O programa Fala MDS, veiculado nesta sexta-feira (15), trouxe detalhes sobre as parcerias do Programa Acredita no Primeiro Passo, que viabiliza emprego e capacitação para pessoas registradas no Cadastro Único. O secretário de Inclusão Socioeconômica, Luís Carlos Everton, destacou a importância da colaboração entre o governo e o setor privado para a criação de empregos formais e o apoio à formação profissional de indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica.
Everton explicou que o Acredita funciona como um elo entre o governo federal e a iniciativa privada, com a missão de promover a inclusão socioeconômica e ajudar a tirar pessoas da pobreza. “A inclusão socioeconômica não acontece isoladamente. É essencial envolver o setor privado, que é onde estão os empregos”, afirmou.
Durante a entrevista, foram mencionadas empresas que já estabeleceram acordos de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), responsável pelo programa. Entre elas, destacam-se a JBS e a rede de fast-food McDonald’s, que já criou 40 mil vagas.
Os representantes da Drogasil e do Grupo Carrefour também comentaram sobre sua colaboração com o Acredita e o compromisso de suas empresas em promover a empregabilidade entre os inscritos no Cadastro Único. Além de disponibilizarem vagas, as empresas parceiras também oferecem treinamentos. “Temos histórias de pessoas que, com nosso apoio, rapidamente ascenderam a gerentes, recebendo salários de seis a sete mínimos”, afirmou o secretário.
O foco do programa é atender prioritariamente mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e membros de comunidades tradicionais e ribeirinhas. A parceria com a Atento é um exemplo, priorizando mulheres, jovens e refugiados, com uma central de atendimento em espanhol dedicada, especialmente aqueles que vêm da Venezuela.
Everton detalhou o processo de seleção, informando que as empresas estabelecem o perfil desejado e o MDS, através de sua Ouvidoria, identifica os candidatos no Cadastro Único. Após a manifestação de interesse, os candidatos são encaminhados para o processo seletivo das empresas.
O secretário concluiu que a articulação de políticas públicas, como o Acredita e o Bolsa Família, é essencial para os avanços no combate à fome e à pobreza, como a retirada do Brasil do Mapa da Fome da ONU e a conquista de autonomia financeira por 1 milhão de famílias que deixaram de depender de transferências de renda até julho de 2025.
“Muitos têm preconceitos sobre os inscritos no Cadastro Único, alegando que são pessoas que não querem trabalhar. Essa é uma visão equivocada. Temos três milhões de pessoas com ensino superior e 19 milhões com ensino médio completo”, enfatizou Everton.
O podcast Fala MDS é publicado semanalmente às sextas-feiras e pode ser encontrado nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud, além de ser veiculado por diversas rádios em todo o Brasil.