domingo, agosto 24, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasPreocupações na Amazônia e forte atuação nas áreas de saúde, educação, energia...

Preocupações na Amazônia e forte atuação nas áreas de saúde, educação, energia e vacinação contra o aumento das tarifas

Águas do Rio São Francisco chegaram ao Rio Grande do Norte, enquanto 400 municípios recebem unidades odontológicas móveis e escolas de Medicina se preparam para novas exigências. Comunidades indígenas ganham acesso a energia e mais especialistas, e o turismo brasileiro se destaca em ascensão. O Governo Federal avança em iniciativas que visam a defesa da soberania, o fortalecimento econômico e a preservação do futuro do planeta.

Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela se reuniram na última sexta-feira (22/8) para a Quinta Reunião do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O presidente Lula esteve em Bogotá, na Colômbia, onde debateram medidas para proteger a Amazônia e estratégias para a COP 30, programada para novembro em Belém.

Durante o Encontro Regional Amazônico, que integrou a sociedade civil aos debates da Cúpula de Presidentes dos Países Amazônicos, Lula enfatizou a necessidade de um compromisso sério por parte das nações, com metas claras, para garantir que a COP 30 traga resultados benéficos para o meio ambiente e a Amazônia.

Em Brasília, no Palácio do Planalto, Lula se encontrou com o presidente do Equador, Daniel Noboa, reiniciando as relações políticas, comerciais, culturais e tecnológicas entre os dois países.

O governo federal também avançou na redução das tarifas extras dos Estados Unidos a produtos brasileiros. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, solicitou apoio do Congresso Nacional a projetos que visam facilitar e ampliar as exportações. Entre as iniciativas está o Plano Brasil Soberano, que oferece assistência a empresas afetadas.

Uma das medidas previstas é um programa de compras públicas, que beneficiará exportadores. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, comentou sobre os impactos positivos da iniciativa.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, abordou no programa “Bom Dia, Ministro” as soluções que o governo estuda para mitigar a perda de empregos nos setores mais impactados pelas tarifas dos Estados Unidos, com um foco no investimento em qualificação da mão de obra.

No âmbito da saúde, quatrocentas cidades receberão consultórios odontológicos móveis, parte do programa Brasil Sorridente. O presidente Lula participou da entrega desses veículos em Sorocaba, São Paulo.

O programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, realizou um mutirão em uma das maiores aldeias do Brasil, no Amazonas, superando as expectativas com 14 mil atendimentos.

No setor educacional, a partir de 2026, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed, será realizado no quarto e sexto anos dos cursos de Medicina, com a aplicação de supervisão nos cursos com baixo desempenho.

O programa Luz para Todos, relançado em 2023, já fez mais de 123 mil novas ligações nos últimos dois anos, beneficiando cerca de 500 mil pessoas, com a meta de atingir 400 mil novas conexões até 2028, a maior parte delas na Amazônia Legal. Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 17 milhões de pessoas.

Além disso, o Projeto de Integração do São Francisco, que recebeu investimentos do Novo PAC, visa duplicar a capacidade de bombeamento em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, com um investimento de 500 milhões de reais.

Por fim, o Governo Federal lançou o Plano Brasis durante o Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, com o objetivo de promover o turismo brasileiro no exterior e reuniu ministros e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments