O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) instaurou, com base no Decreto nº 12.326, de 19 de dezembro de 2024, dois Fóruns de Diálogo entre o governo federal e o Governo do Distrito Federal (GDF). Um dos fóruns envolve a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF, enquanto o outro se dirige à Polícia Civil do DF e às entidades representativas de seus servidores. Nesses encontros, serão discutidas, entre outros temas, as reivindicações salariais das categorias.
Na busca de reforçar o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o diálogo e a valorização dos servidores, o MGI divulgou uma proposta de reajuste salarial para os anos de 2025 e 2026. A proposta assegura que as três categorias receberão uma correção salarial superior a 44% entre 2023 e 2026, um percentual que supera a inflação projetada de 19% para o mesmo período.
Nos anos de 2019 a 2022, a Polícia Civil teve um reajuste de 8%, enquanto a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do DF passaram por um aumento de 9,9%. Nesse período de quatro anos, a inflação acumulada pelo IPCA foi de 32%, resultando em uma considerável perda do poder de compra para essas categorias.
Entre 2023 e 2024, a Polícia Civil do DF recebeu um reajuste médio de 22,4%, e a Polícia Militar, junto aos Bombeiros, um de 23,3%. Com a proposta apresentada, que inclui dois reajustes de 9% para 2025 e 2026, as mesmas categorias poderão contar com um aumento adicional de 18,8%, totalizando um reajuste médio de 44% no atual governo.
A proposta formalizada reafirma o comprometimento do governo em tratar de maneira democrática e respeitosa todos os servidores que atuam na implementação de melhores políticas públicas voltadas à população.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.