sábado, agosto 23, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMoradora de Capão Bonito (SP) destaca que a Unidade Móvel Odontológica proporcionará...

Moradora de Capão Bonito (SP) destaca que a Unidade Móvel Odontológica proporcionará atendimento mais rápido, próximo de casa e com menores custos

Quatrocentas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) foram entregues nesta quinta-feira (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em uma cerimônia em Sorocaba, São Paulo. As unidades irão atender 400 municípios beneficiados pelo Novo PAC Saúde, focando na assistência em saúde bucal para população em áreas afastadas.

Cada unidade possui um consultório completo, equipado com cadeira odontológica, raio-X e instrumentos necessários para procedimentos de atenção básica, acompanhada por uma equipe composta por dentistas e auxiliares. Esse projeto visa proporcionar um cuidado integral em saúde bucal, reduzindo o tempo de espera e aproximando o Sistema Único de Saúde (SUS) da população necessitada.

Capão Bonito, município com cerca de 48 mil habitantes e uma das maiores áreas territoriais do estado, se beneficiará com a unidade, especialmente considerando que muitos bairros estão a até 50 minutos da região central. O acesso aos serviços de saúde bucal representa um desafio para os residentes, o que destaca a importância da iniciativa.

A secretária de Saúde de Capão Bonito, Andrea Cristiane dos Santos, ressaltou que a unidade permitirá tratamentos odontológicos e reabilitação estética, contribuindo para a autoestima da população e para a prevenção de doenças. O município já implementa ações do programa Brasil Sorridente, mas a nova unidade expandirá o acesso aos serviços, especialmente nas zonas rurais e em comunidades sem infraestrutura odontológica fixa.

Maria Eunice de Abreu, moradora do bairro Proença, relatou que percorre cerca de 30 quilômetros para conseguir atendimento odontológico. “A viagem é longa e cara, pois muitas vezes depende de carona ou ônibus. Com a unidade indo até os bairros, ficará mais fácil, especialmente para crianças e idosos”, afirmou.

Lucimara Proença, agente comunitária de saúde residente no bairro Formigas, acrescentou que muitos pacientes gastam até R$ 180 em táxi para consultas. “Com a unidade móvel, esse problema acaba. Vai facilitar para quem não tem transporte e não pode faltar ao trabalho”, destacou.

Kaethilyn Souto Costa, dona de casa e mãe de duas crianças, manifestou que a nova unidade vai proporcionar economia com transporte e alimentação, além de diminuir a espera por atendimento.

Fabrício Narciso Olivati, cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família, comentou que a extensão territorial de Capão Bonito faz com que a unidade móvel seja fundamental para levar atendimento odontológico a áreas remotas, garantindo consultas e tratamentos adequados.

Por fim, Fabiana Mendes da Costa, auxiliar de saúde bucal, declarou que o projeto representa uma mudança significativa na qualidade da saúde bucal para a população ao levar os serviços até as comunidades.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments