O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu, em cumprimento ao Decreto nº 12.326 de 19 de dezembro de 2024, dois Fóruns de Diálogo entre o governo federal e o governo do Distrito Federal (GDF). Um dos fóruns integra a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF, enquanto o outro envolve a Polícia Civil e as entidades representativas de seus servidores. Nessas reuniões, serão abordadas, entre outros temas, as reivindicações salariais dessas categorias.
Reafirmando o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o diálogo e a valorização dos servidores, o MGI apresentou, nesta sexta-feira, uma proposta de reajuste salarial para 2025 e 2026. A proposta assegura que as três categorias terão um aumento salarial superior a 44% entre 2023 e 2026, percentual que ultrapassa a inflação projetada de 19% para o mesmo período.
De 2019 a 2022, a Polícia Civil obteve um reajuste de 8%, enquanto a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tiveram um aumento de 9,9% em seus salários. Durante esses quatro anos, a inflação acumulada, conforme o IPCA, foi de 32%, o que resultou em uma significativa perda do poder de compra para essas categorias.
Entre 2023 e 2024, o reajuste médio para a Polícia Civil do DF foi de 22,4%, e para a Polícia Militar e os Bombeiros, 23,3%. Com a nova proposta, que prevê dois reajustes de 9% cada (um em 2025 e outro em 2026), as categorias terão um aumento adicional de 18,8% nas duas próximas anos, culminando em um reajuste médio total de 44% durante a gestão atual.
A formalização da proposta reforça o compromisso democrático e respeitoso do governo em relação a todos os servidores que trabalham para melhorar as políticas públicas voltadas à população.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.