Está aberto o período de submissão de trabalhos para o VI Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). Iniciado em 19 de agosto, o prazo se estende até 12 de setembro. O evento ocorrerá de 5 a 7 de novembro, em Brasília (DF). Referência nacional na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), o congresso oferece diversas modalidades de submissão e aborda temas variados. As propostas devem ser enviadas exclusivamente por meio da plataforma do evento, com prévio cadastramento no sistema.
Nesta edição, os trabalhos devem se alinhar a questões pertinentes à ATS, com o intuito de aumentar a participação dos autores e fomentar discussões sobre evidências científicas e gestão de tecnologias em saúde em diferentes contextos.
Luciene Bonan, diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde, destacou que o congresso se estabelece como uma referência nacional, proporcionando visibilidade à produção científica na área. “Lançar esta chamada é uma forma de fortalecer a discussão, permitindo que os trabalhos sejam apresentados e debatidos”, afirmou.
Podem participar pessoas envolvidas na área de ATS que produzam evidências para apoiar decisões em saúde, incluindo membros da Rebrats, estudantes, profissionais da saúde pública e da sociedade civil, além de representantes de Institutos de Ciências e Tecnologia e centros de pesquisa.
Cada autor pode submeter até dois resumos como autor principal, sendo necessário que pelo menos um coautor esteja inscrito para a apresentação.
Os autores têm a opção de escolher até dois temas relacionados às áreas disponíveis no edital para cada trabalho. É permitido submeter diferentes trabalhos dentro da mesma área temática, desde que cada um tenha conteúdo original e siga os critérios estabelecidos.
As submissões podem ser feitas em três modalidades:
- Trabalhos Científicos: pesquisas originais conduzidas por profissionais da ATS.
- Democratizando a ATS: iniciativas locais promovidas pelos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde que visem disseminar o conhecimento em busca de uma linguagem acessível.
- Produtos de capacitações e editais de pesquisa: resultados de cursos e projetos financiados pelo Ministério da Saúde.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão técnica, considerando critérios de relevância, inovação, aplicabilidade e conformidade com as normas do edital. Os resumos serão ranqueados, e os melhores serão selecionados para apresentação oral.
O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado em 6 de outubro, nos canais oficiais da Rebrats. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do VI Congresso, e os que se destacarem receberão reconhecimento na cerimônia de encerramento.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.