sábado, agosto 23, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasBrasil expande mercado de carne bovina ao abrir negociações em São Vicente...

Brasil expande mercado de carne bovina ao abrir negociações em São Vicente e Granadinas, fortalecendo laços nas relações agrícolas na região

Entre os dias 12 e 16 de agosto, uma comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) visitou São Vicente e Granadinas em uma missão oficial. O objetivo foi estreitar as relações bilaterais e promover as exportações brasileiras, abordando questões sanitárias e fitossanitárias, além de identificar oportunidades de cooperação. A delegação foi chefiada pelo secretário-executivo adjunto Cleber Soares, que esteve acompanhado pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, e pela adida agrícola na Costa Rica, Priscila Rech Moser.

O grupo foi recebido pelo ministro da Agricultura local, Saboto Caesar, onde foi assinado um Memorando de Entendimento de Cooperação Técnica. Este acordo é considerado um marco para a ampliação de projetos de desenvolvimento agrícola e para o aumento do comércio bilateral. Durante a reunião, o ministro destacou a importância do Brasil no combate à fome, mencionando o programa “Fome Zero”, idealizado por José Graziano, ex-diretor-geral da FAO.

O governo de São Vicente e Granadinas expressou agradecimentos pela doação de quase 110 quilos de sementes de hortaliças e vegetais do Brasil, que têm o potencial de produzir cerca de 5 mil toneladas de alimentos e aproximadamente 6 milhões de plantas. Segundo Saboto Caesar, a nação brasileira é vista como um parceiro estratégico para garantir a segurança alimentar da população.

Ainda durante a estadia, a missão se encontrou com o secretário permanente de Agricultura, Cuthbert Knights, para discutir certificados sanitários e outros assuntos bilaterais relacionados à carne bovina e produtos correlatos. Esse encontro resultou na finalização do processo de certificação para a exportação de carne e miúdos bovinos do Brasil, abrindo um novo mercado para o agronegócio brasileiro.

Em Granada, um novo Memorando de Entendimento de Cooperação Técnica foi assinado, visando fortalecer as parcerias agrícolas e de sustentabilidade. A assinatura contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Agricultura, Economia Azul e Cooperativas, Lennox Andrews, e outras autoridades.

Foram discutidos certificados sanitários para diversos produtos, como carne bovina, material genético de aves, suínos, bovinos e caprinos, além de sementes e mudas de cultivos como coco, graviola, feijão e milho de pipoca. Os diálogos sobre cooperação técnica também avançaram, incluindo a participação na próxima Junta Interamericana de Agricultura (JIA/IICA) e ações conjuntas para a COP 30, que será realizada no Brasil.

Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 15,9 milhões em produtos agropecuários para os países caribenhos, com destaque para carnes, produtos florestais e lácteos. A maioria das exportações, representando cerca de 91% do total, é composta por carne bovina e de frango (75,7%), produtos florestais (13,4%) e açúcar e derivados (1,7%).

Com essas iniciativas, o agronegócio brasileiro alcançou 403 aberturas de mercado desde o início da atual gestão, sendo 103 apenas em 2025. A missão destaca o compromisso do Brasil com a segurança alimentar, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das relações estratégicas com os países caribenhos.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments