A Receita Federal do Brasil disponibilizará para consulta dos contribuintes, a partir das 10 horas desta sexta-feira (22/8), o quarto lote de restituição do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de 2025. O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores. O crédito bancário de 1.884.035 restituições está previsto para ocorrer ao longo do dia 29 de agosto, totalizando R$ 2.917.617.001,41.
Dentre esse montante, R$ 454.613.578,23 serão direcionados a contribuintes que possuem prioridade legal, o que abrange 13.515 restituições para pessoas acima de 80 anos, 72.434 para contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.821 para aqueles com deficiências ou doenças graves, e 22.841 para profissionais da área de magistério. Além disso, 312.915 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que tiveram preferência por utilizarem a declaração pré-preenchida ou escolherem o recebimento via PIX. Ao todo, 1.454.509 restituições serão destinadas a contribuintes não prioritários.
Para verificar a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar a página “Meu Imposto de Renda”, onde encontrará orientações e canais para consulta, permitindo uma verificação simplificada ou uma análise detalhada da situação da declaração por meio do extrato de processamento, acessível no e-CAC. Caso identifique pendências, o contribuinte poderá retificar a declaração para corrigir informações incorretas.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
É importante ressaltar que a Receita Federal realiza pagamentos de restituições apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte, com rotinas de segurança que evitam a realização do pagamento em caso de erros nos dados bancários ou problemas na conta de destino.
Para evitar prejuízos aos contribuintes, a Receita oferece o serviço de reagendamento, disponível por até um ano a partir da primeira tentativa de crédito, mediante contato com o Banco do Brasil. O contribuinte pode corrigir seus dados bancários para uma conta de sua titularidade de forma simples pelo Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco por meio dos teléfonos 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar este serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração, aguardando assim uma nova tentativa de crédito.
Caso o valor da restituição não seja resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu de Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e selecionando “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.