sexta-feira, agosto 22, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasReceita libera nesta sexta (22) consulta ao quarto lote de restituição do...

Receita libera nesta sexta (22) consulta ao quarto lote de restituição do IRPF

A Receita Federal do Brasil disponibilizará para consulta dos contribuintes, a partir das 10 horas desta sexta-feira (22/8), o quarto lote de restituição do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de 2025. O lote inclui também restituições residuais de anos anteriores. O crédito bancário de 1.884.035 restituições está previsto para ocorrer ao longo do dia 29 de agosto, totalizando R$ 2.917.617.001,41.

Dentre esse montante, R$ 454.613.578,23 serão direcionados a contribuintes que possuem prioridade legal, o que abrange 13.515 restituições para pessoas acima de 80 anos, 72.434 para contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.821 para aqueles com deficiências ou doenças graves, e 22.841 para profissionais da área de magistério. Além disso, 312.915 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que tiveram preferência por utilizarem a declaração pré-preenchida ou escolherem o recebimento via PIX. Ao todo, 1.454.509 restituições serão destinadas a contribuintes não prioritários.

Para verificar a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar a página “Meu Imposto de Renda”, onde encontrará orientações e canais para consulta, permitindo uma verificação simplificada ou uma análise detalhada da situação da declaração por meio do extrato de processamento, acessível no e-CAC. Caso identifique pendências, o contribuinte poderá retificar a declaração para corrigir informações incorretas.

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

É importante ressaltar que a Receita Federal realiza pagamentos de restituições apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte, com rotinas de segurança que evitam a realização do pagamento em caso de erros nos dados bancários ou problemas na conta de destino.

Para evitar prejuízos aos contribuintes, a Receita oferece o serviço de reagendamento, disponível por até um ano a partir da primeira tentativa de crédito, mediante contato com o Banco do Brasil. O contribuinte pode corrigir seus dados bancários para uma conta de sua titularidade de forma simples pelo Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco por meio dos teléfonos 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar este serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração, aguardando assim uma nova tentativa de crédito.

Caso o valor da restituição não seja resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu de Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e selecionando “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments