sexta-feira, agosto 22, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMinistério apresenta guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres” durante o Salão...

Ministério apresenta guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres” durante o Salão do Turismo

O Ministério do Turismo lançou, no primeiro dia do Salão do Turismo em São Paulo, o guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres”, com o objetivo de tornar destinos turísticos locais mais seguros e acolhedores para o público feminino. A publicação, que oferece orientações práticas para aprimorar a experiência de mulheres em hotéis, restaurantes, agências de turismo e outros serviços, foi debatida em uma roda de conversa composta apenas por mulheres no espaço dedicado à diversidade e inclusão.

Disponível em formato digital para download gratuito, o guia, que conta com 52 páginas, foi elaborado pela jornalista e especialista em turismo Anelise Zanoni, selecionada por meio de um edital do Ministério do Turismo em parceria com a UNESCO, com apoio da Coordenação-Geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur.

O documento apresenta dados sobre o perfil da turista brasileira, entrevistas com especialistas, dicas de segurança e boas práticas aplicáveis a diversos setores. Ana Carla Lopes, secretária-executiva do MTur, afirmou que a iniciativa marca um avanço nas ações do setor voltadas para mulheres. “As experiências das mulheres em viagens frequentemente envolvem inseguranças. Nosso objetivo é apoiar os empreendimentos turísticos a adotar medidas que garantam uma experiência mais positiva e respeitosa para as turistas. Queremos transformar o turismo em um espaço mais preparado e sensível às diferenças de gênero”, disse.

A autora do guia, Anelise Zanoni, acrescentou que a questão da inclusão vai além do simples acolhimento, enfatizando que “receber bem turistas mulheres é uma obrigação do ecossistema do turismo e uma estratégia que atrai novos públicos e gera impactos positivos na economia”.

Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, ressaltou que o material foi desenvolvido a partir de entrevistas e pesquisas técnicas, integrando as vozes de mulheres e especialistas em orientações práticas. “A urgência dessa pauta está se mostrando significativa e tendo uma repercussão positiva”, afirmou.

Ainda em 2023, está previsto o lançamento de um segundo guia voltado a mulheres que viajam sozinhas. O MTur está coletando opiniões de brasileiras que viajaram ou estão viajando sozinhas, com um formulário de pesquisa disponível até 1° de setembro, já com quase 2 mil respostas registradas.

Essa iniciativa é parte do compromisso do MTur com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Memorando de Entendimento firmado com a entidade da ONU para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, reforçando a promoção de um turismo responsável e a igualdade de gênero.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments