sexta-feira, agosto 22, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMDS se reúne com representantes do Banco Mundial para discutir inclusão socioeconômica

MDS se reúne com representantes do Banco Mundial para discutir inclusão socioeconômica

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu esta semana a diretora-geral de Operações e Estratégias do Banco Mundial, Anna Bjerde, em uma iniciativa para fortalecer as parcerias e explorar áreas de colaboração. Além da reunião com Dias, Bjerde participou de uma visita técnica à sede da Neoenergia, com foco na inclusão socioeconômica.

Durante o encontro, realizado na quarta-feira (20), em Brasília, Wellington Dias enfatizou a importância de intensificar a colaboração. “O Banco Mundial tem sido um parceiro fundamental desde o início. As parcerias com o MDS estão se expandindo em várias frentes, todas promissoras. Temos grande apreço pela equipe do Banco Mundial em Brasília. Contem com nosso apoio”, declarou.

A audiência também contou com a presença da diretora regional do Banco Mundial, Cecile Fruman, do gerente de operações regional, Jorge Coarasa, e outros representantes do grupo na América Latina, além da comitiva de Washington, liderada por Bjerde.

Uma das principais motivações da visita foi compreender como os programas sociais do governo brasileiro impactam a vida da população beneficiada, integrando desenvolvimento social e econômico. Na manhã de quinta-feira (21), a equipe internacional visitou a sede da Neoenergia em Brasília.

A Neoenergia integrou-se ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do MDS, em junho, com o objetivo de promover a inclusão socioeconômica de pessoas cadastradas no Cadastro Único, focando na qualificação profissional e no acesso ao emprego. O acordo prevê a divulgação de oportunidades de trabalho e vagas na Escola de Eletricistas em todo o país.

Durante a visita, o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, destacou os avanços do Programa Acredita. “Firmamos parcerias com as maiores empresas do país, que estão capacitando pessoas do Cadastro Único e inserindo-as no mercado de trabalho”, afirmou. Ele adicionou que o programa também oferece orientação gerencial e acompanhamento, ressaltando o objetivo de tirar essas pessoas da vulnerabilidade social.

Anna Bjerde caracterizou a experiência brasileira como um modelo exitoso nas políticas de combate à fome e à pobreza, aliadas a estratégias econômicas. Além das parcerias com o governo brasileiro, o Banco Mundial apoia a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, criada durante a presidência brasileira do G20.

Bjerde ressaltou também a importância da parceria com o MDS e reconheceu o Bolsa Família como um programa de transferência de renda amplamente reconhecido. “Nós o replicamos em muitos países, aproveitando a liderança e a experiência do Brasil. O que realmente me agrada é a evolução desse programa, que passou a ser uma plataforma de serviços sociais mais abrangente”, elogiou.

Ela destacou a integração com o setor privado como uma estratégia fundamental. “O objetivo central do Banco Mundial é ajudar a tirar as pessoas da dependência e inseri-las no mercado de trabalho, pois acreditamos que a redução da pobreza é mais efetiva quando as pessoas estão empregadas.”

O Programa Acredita no Primeiro Passo, instituído em 2024, visa a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade cadastradas no CadÚnico, com foco nas mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais ou ribeirinhas. O programa atua em três eixos principais: emprego, qualificação profissional e empreendedorismo.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments