sexta-feira, agosto 22, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMedidas do Mapa em resposta a ocorrências envolvendo a Vacina EXCELL 10

Medidas do Mapa em resposta a ocorrências envolvendo a Vacina EXCELL 10

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu, em 12 de agosto de 2025, uma notificação da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) sobre reações adversas em animais das espécies caprina, ovina e bovina, possivelmente relacionadas ao uso da vacina contra clostridiose, EXCELL 10, das lotes 016/2024 e 018/2024, fabricadas pela Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda.

O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, afirmou que o Mapa está atuando de maneira coordenada com órgãos estaduais para investigar a causa das mortes e tomar as medidas necessárias para proteger a produção pecuária.

A cronologia das ações do Mapa é a seguinte: no dia 13 de agosto, foi iniciada uma fiscalização que incluiu a solicitação de relatórios de farmacovigilância à empresa. No dia 14, o laboratório fabricante em Londrina (PR) foi fiscalizado, com análise das notificações do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), além da verificação do processo de fabricação e controle de qualidade da vacina.

No dia seguinte, 15 de agosto, foi emitida uma ordem de apreensão cautelar das frações dos lotes mencionados na distribuidora que comercializou a vacina. Na mesma data, a empresa emitiu um comunicado aos distribuidores e lojistas para suspender as vendas desses lotes.

Em 18 de agosto, o Mapa começou a apreender os lotes na distribuidora de Teresina (PI) e coletou amostras para análise em um laboratório oficial. Após analisar os dados de distribuição, a ordem foi ampliada para todos os estados em 19 de agosto. A empresa então fez um comunicado de recolhimento oficial dos lotes no dia 20, direcionado aos distribuidores, médicos-veterinários e lojistas.

Até o momento, foram reportadas ao Mapa a morte de 194 ovinos, 4 caprinos e 1 bovino. As investigações e fiscalizações continuam, com inspeções no fabricante e testes em amostras dos lotes e dos animais falecidos, com uma previsão inicial de conclusão do processo em 60 dias.

O Mapa destacou que a clostridiose é uma doença grave provocada por toxinas de bactérias do gênero Clostridium spp., com sintomas que incluem inchaço muscular, manqueira, incoordenação, rigidez muscular, tremores, trismo, opistótono e convulsões.

As vacinações permanecem consideradas uma estratégia eficaz contra a clostridiose. O Ministério reafirma que o consumo de produtos de caprinos, ovinos e bovinos provenientes de animais inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial é seguro.

Para mais informações, a imprensa pode entrar em contato pelo e-mail imprensa@agro.gov.br.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments