quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasAppy destaca que as empresas devem incluir em seus contratos os impactos...

Appy destaca que as empresas devem incluir em seus contratos os impactos das novas regras

O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, enfatizou nesta quinta-feira (21/8) a necessidade de as empresas ajustarem seus contratos com clientes para considerar os impactos da transição para o novo sistema de tributação. Esta mudança eliminará a incidência de tributos sobre os tributos, um dos principais entraves do modelo atual.

A “tributação por fora”, um dos pilares da reforma, implica na incidência do imposto apenas sobre o preço líquido dos produtos e serviços, evitando que os tributos ingressem em sua própria base de cálculo ou na de outros. Tal medida tornará as alíquotas mais transparentes.

O alerta de Appy, durante o evento online “Reforma Tributária e Contratos: Impactos, revisões e soluções jurídicas”, promovido pelo portal Migalhas, se dirige aos contratos que estarão vigentes em 2027, ano em que a reforma será integralmente implementada.

Em sua análise, o secretário destacou que as empresas precisarão realizar uma “limpeza do valor” em seus contratos, excluindo os tributos atuais que incidem sobre o preço do produto ou serviço e, em contrapartida, aplicando os novos tributos introduzidos pela reforma, como a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). “O ideal é partir do preço líquido de impostos”, enfatizou Appy.

Instituída pela Emenda Constitucional (EC) 132, promulgada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023, a reforma que abrange os “impostos indiretos” – aqueles que incidem sobre o consumo, como ISS, ICMS, PIS, Cofins e IPI – está em fase de regulamentação. O primeiro Projeto de Lei Complementar (PLP), o PLP 68/2024, foi transformado na Lei Complementar (LC) 214/2025 e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro. Um segundo PLP, o 108/2024, encontra-se em tramitação no Senado Federal.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments