quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMapa realiza capacitação para gestores públicos focada em agricultura sustentável e segurança...

Mapa realiza capacitação para gestores públicos focada em agricultura sustentável e segurança alimentar

A ‘Capacitação em Finanças Climáticas e Soluções Baseadas na Natureza’ ocorreu na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última terça-feira (19), reunindo 40 representantes de Ministérios e Agências Governamentais. O objetivo do evento foi capacitar os participantes a entender os conceitos centrais de finanças climáticas e Soluções Baseadas na Natureza (NBS).

Organizado pela Assessoria Especial do Gabinete do ministro Carlos Fávaro, em colaboração com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o encontro explorou oportunidades de investimento e mecanismos financeiros para promover uma economia de baixo carbono e resiliente ao clima, com ênfase em segurança alimentar e agricultura sustentável.

Carlos Augustin, assessor especial do ministro e coordenador do Programa Caminho Verde Brasil, ressaltou que a promoção de práticas sustentáveis no setor agropecuário depende de acesso a financiamento acessível e assistência técnica para os produtores. “Precisamos ser criativos para adaptar os mecanismos existentes às necessidades do setor e escalar projetos. Queremos unir recursos públicos com experiências do setor privado para impulsionar a produção”, afirmou.

Raquel da Costa, gerente de Projetos e especialista em Finanças para Agricultura e Florestas do PNUMA, destacou que a capacitação deve fomentar um diálogo produtivo entre governo, setor privado e sociedade civil, levando à criação de soluções financeiras inovadoras que atraiam capital externo e mobilizem recursos para projetos sustentáveis de longo prazo na agricultura brasileira.

Martha de Sá, facilitadora que conecta soluções baseadas na natureza a capital institucional, comentou que a capacitação superou as expectativas, promovendo interação e reflexão. “Temos que realizar outros encontros e selecionar projetos para começar a concretizar ideias”, disse.

Além do Mapa e PNUMA, o evento contou com a participação de representantes dos Ministérios da Fazenda (MF), Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Pesca e Aquicultura (MPA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF).

O Mapa está desenvolvendo soluções para financiar as próximas etapas do Programa Caminho Verde Brasil, que visa restaurar 40 milhões de hectares de áreas degradadas, utilizando-as em sistemas produtivos sustentáveis. Para a fase inicial, o programa conta com R$30 bilhões, arrecadados por meio do Eco Invest Brasil, destinado a financiar a expansão de práticas sustentáveis em todo o Brasil, promovendo segurança alimentar, apoiando a transição energética e ajudando o país a cumprir suas metas climáticas.

O Caminho Verde Brasil oferece crédito a taxas de juros abaixo do mercado para produtores que aderirem ao programa, desde que cumpram compromissos ambientais, como desmatamento zero durante o período de financiamento e equilíbrio de carbono.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments