O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou na manhã desta quinta-feira (21) de uma sessão solene no Plenário do Senado Federal em comemoração aos 100 anos do Grupo Globo e aos 60 anos da TV Globo. O evento teve como foco a importância da imprensa na disseminação de informações com funções política, educacional e civilizatória.
“O centenário da Globo é um reconhecimento não apenas do poder de um grupo de comunicação, mas também do impacto que sua atuação teve no desenvolvimento das telecomunicações e da radiodifusão no Brasil”, destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
Durante o evento, o ministro também mencionou os esforços em curso para a implementação da TV 3.0, um novo padrão tecnológico que promete revolucionar a TV aberta, oferecendo imagem em altíssima resolução, som imersivo, além de mais acessibilidade e interatividade.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, enfatizou a confiança construída pelo Grupo Globo. “O jornalismo, quando exercido com responsabilidade, dá voz aos que não podem falar, esclarece os fatos em meio à confusão e serve como ponte entre a realidade do país e cada cidadão”, afirmou Alcolumbre.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, João Roberto Marinho, além de diversos atores, apresentadores e jornalistas da emissora.
João Roberto Marinho, neto do fundador do Grupo Globo, Irineu Marinho, abordou a relação entre o Parlamento e a imprensa. “Essa dinâmica de lado a lado nem sempre é compreendida de forma tranquila, e isso não deve nos assustar. Tanto o Congresso quanto a imprensa são passíveis de críticas, mas isso não exclui o reconhecimento de seus valores. Ao contrário: reconhecemos a importância de cada um e nos cobramos mutuamente, sempre em nome do interesse público”, afirmou.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo institucional da TV Globo, que apresentava parte da história do grupo e alguns de seus principais produtos jornalísticos e de entretenimento.
Além da cerimônia, o Congresso Nacional inaugurou a exposição “100 Anos de Globo”, que estará aberta ao público e mostrará a trajetória do grupo. A mostra ficará em exibição no Salão Negro do Congresso até o dia 29 de agosto.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.