quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMDS participa do 5º Seminário Estadual sobre Gestão das Condicionalidades do Bolsa...

MDS participa do 5º Seminário Estadual sobre Gestão das Condicionalidades do Bolsa Família em Alagoas

A Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família de Alagoas promoveu, nos dias 19 e 20 de agosto, o 5º Seminário Estadual de Gestão das Condicionalidades do Bolsa Família. Com o tema “Desafios e Estratégias para Integralidade do Acompanhamento das Condicionalidades do Programa Bolsa Família”, o evento visou reforçar a proteção social através do trabalho intersetorial, fundamental para garantir o acompanhamento eficiente das condicionalidades nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Cerca de 350 pessoas participaram do seminário, incluindo coordenadores e técnicos de 102 municípios de Alagoas, além de representantes da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS). Entre os presentes, estavam a coordenadora de Acompanhamento das Condicionalidades, Amurany Kerlle, e o coordenador de Acompanhamento e Apoio Financeiro à Gestão Descentralizada, Luís Otávio.

Amurany ressaltou que o seminário resulta da colaboração entre os ministérios do Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, com o intuito de integrar políticas públicas dentro do Programa Bolsa Família. “Essa estratégia visa apoiar os municípios na gestão das condicionalidades, permitindo ainda a identificação de barreiras e vulnerabilidades nas comunidades”, afirmou.

As condicionalidades são compromissos que as famílias beneficiárias precisam cumprir para continuar recebendo o Bolsa Família, assegurando o acesso a direitos essenciais em saúde, educação e assistência social.

No setor de saúde, crianças menores de 7 anos devem seguir o calendário de vacinação e realizar acompanhamento nutricional, enquanto gestantes são obrigadas a fazer o pré-natal. Na área da educação, crianças, adolescentes e jovens devem frequentar a escola com uma taxa mínima de frequência de 60% para beneficiários de 4 a 6 anos, e de 75% para aqueles de 6 a 18 anos que não tenham concluído a educação básica.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments