quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasReceita Federal disponibiliza nesta sexta-feira, 22/8, consulta ao quarto lote de restituição...

Receita Federal disponibiliza nesta sexta-feira, 22/8, consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal do Brasil (RFB) disponibilizará para consulta dos contribuintes, a partir das 10 horas desta sexta-feira (22/8), o quarto lote de restituição do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de 2025, que inclui também restituições residuais de anos anteriores. O crédito bancário referente a 1.884.035 restituições será realizado ao longo do dia 29 de agosto, totalizando R$ 2.917.617.001,41.

Deste montante, R$ 454.613.578,23 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo 13.515 restituições para idosos acima de 80 anos, 72.434 para aqueles entre 60 e 79 anos, 7.821 para indivíduos com deficiência física ou mental e 22.841 para professores cuja maior fonte de renda é o magistério. Além disso, 312.915 restituições serão destinadas a contribuintes não prioritários que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via PIX, junto a 1.454.509 restituições para demais contribuintes.

Para verificar a disponibilidade da restituição, os contribuintes devem acessar a página “Meu Imposto de Renda”, que oferece orientações e acesso aos canais de serviço, permitindo tanto uma consulta simplificada quanto uma completa, através do extrato de processamento no e-CAC. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificá-la, corrigindo informações que estejam incorretas.

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF diretamente nas bases da Receita.

Importante ressaltar que os pagamentos de restituição são realizados apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Medidas de segurança bloqueiam o pagamento em caso de erro nos dados bancários ou problemas na conta de destino.

Para evitar prejuízos, a RFB oferece um serviço de reagendamento por meio do Banco do Brasil (BB), com prazo de até um ano após a primeira tentativa de crédito. O contribuinte pode corrigir os dados bancários e reagendar o crédito rapidamente pelo Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.

Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição no prazo de um ano, ele deve solicitar o valor através do Portal e-CAC, acessando o menu de Declarações e Demonstrativos, clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments