domingo, agosto 24, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMTE lança cartilha focada na prevenção da violência contra pessoas com deficiência

MTE lança cartilha focada na prevenção da violência contra pessoas com deficiência

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, apoia a divulgação da cartilha “Violência contra pessoas com deficiência: você sabe como evitar, identificar e denunciar?”, criada pelo Instituto Jô Clemente em colaboração com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Esta ação integra as iniciativas do Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão (FPAI), do qual o MTE é membro.

Com uma linguagem acessível, o material educativo visa conscientizar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência que afetam pessoas com deficiência. A cartilha orienta sobre a prevenção, identificação de sinais e canais de denúncia, sublinhando que o combate à violência é uma questão de direitos humanos.

Elaborado com o auxílio do Laboratório de Prevenção da Violência (Laprev) e do Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação e Acessibilidade (GP-IDEA/UFSCar), o conteúdo aborda barreiras sociais que promovem a exclusão, além de formas de agressão, incluindo violência física, psicológica, moral, sexual, patrimonial e negligência.

A publicação também oferece exemplos práticos e consequências legais para os agressores, trazendo orientações para vítimas, familiares e profissionais, com recomendações para fortalecer a rede de proteção. O guia ressalta a importância da família, da sociedade e das instituições públicas na proteção dos direitos das pessoas com deficiência.

Diversos canais oficiais de denúncia estão disponíveis, tais como:
– Disque 100 (Direitos Humanos);
– Disque 180 (violência contra a mulher);
– Polícia Militar – 190;
– 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo;
– Delegacia Eletrônica.

Ao oferecer a cartilha em formato digital, o Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão enfatiza a importância da conscientização social como uma ferramenta essencial para garantir que pessoas com deficiência vivam livres de discriminação, abusos e violações.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments