O atendimento previdenciário do INSS, por meio do PREVBarco, expandirá seu alcance em 2025, percorrendo 47 municípios situados ao longo dos rios Negro, Amazonas, Tapajós, Solimões e Madeira. Este serviço busca beneficiar comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Desde 18 de agosto, as embarcações já realizam atendimentos em Itaituba e São Domingos do Capim, no Pará, além de Uarini, São Sebastião do Uatumã e Humaitá, no Amazonas.
A partir de 25 de agosto, as unidades também estarão disponíveis para auxiliar beneficiários que foram alvo de descontos associativos indevidos, além de oferecer informações previdenciárias, consultas a protocolos e emissão de senhas, tudo sem a necessidade de agendamento.
O PREVBarco foi criado para atender populações afastadas das agências do INSS, assegurando o reconhecimento de direitos e fortalecendo a cidadania nas regiões atendidas.
Balanço
No primeiro semestre de 2025, as cinco unidades do PREVBarco analisaram mais de 7 mil requerimentos, incluindo salários-maternidade, aposentadorias e pensões. A atuação das embarcações teve um impacto econômico significativo, movimentando cerca de R$ 127 milhões mensalmente nas comunidades beneficiadas, decorrente do reconhecimento desses direitos.
Entre os requerimentos, mais da metade consistiu em pedidos de salário-maternidade, totalizando quase 4 mil solicitações. O segundo benefício mais solicitado variou conforme o estado: aposentadoria por idade no Amazonas e Acre, e auxílio por incapacidade temporária no Pará.
Confira a agenda completa do PREVBarco para 2025
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.