O Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia, realizado nos dias 19 e 20 de agosto na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), destacou a importância do papel das instituições de ciência e tecnologia na interação com os saberes locais. O evento, que contou com a participação de mais de 50 instituições, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, é promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Secretaria de Relações Institucionais (CDESS/SRI) da Presidência da República.
A abertura do encontro reuniu reitores, professores e pesquisadores, com o objetivo principal de elaborar um documento com propostas das instituições de ciência e tecnologia da Amazônia para ser apresentado à presidência da COP 30. A entrega desse documento ao embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP 30 no Brasil, será realizada no dia 20, com a presença de autoridades federais.
De acordo com Olavo Noleto, secretário executivo do CDESS/SRI, a preparação do documento levou dois meses e envolveu mais de 70 instituições de ensino e pesquisa, resultando em um rico processo colaborativo. Ele destacou a diferença entre as mensagens globais e as demandas específicas da Amazônia, ressaltando a necessidade de se considerar a qualidade de vida das populações locais.
Ana Euler, diretora de Inovação da Embrapa, enfatizou a importância de conectar a produção científica com as políticas públicas, reforçando a necessidade de criar redes colaborativas que unam saberes acadêmicos e conhecimentos ancestrais. O diretor do Inpa, Henrique Pereira, destacou a capacidade da comunidade científica amazônica de produzir conhecimento crítico, sublinhando que a solução para as crises ambientais deve vir de um entendimento mais profundo dos problemas.
Tanara Lauschner, reitora da Ufam, e Rui Oppermann, diretor de relações internacionais da Capes, também abordaram a relevância do apoio à ciência e à formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios atuais, incluindo a crise climática. Márcia Perales, vice-presidente do Confap, reforçou o papel das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa na articulação entre pesquisadores, contribuindo para a inovação no país.
Os participantes do encontro discutiram propostas em seis eixos temáticos relacionados à COP 30, abordando temas como energia, gestão sustentável de recursos e desenvolvimento humano. A documentação inicial, que será entregue ao presidente da COP 30, passará por uma sistematização para incluir as contribuições coletivas, reforçando a necessidade de continuidade das discussões após a conferência.
Além disso, Euler mencionou as iniciativas da Embrapa para qualificar a contribuição para a COP 30, incluindo eventos e campanhas que visam promover soluções para adaptações na agropecuária e redução das emissões de Gases de Efeito Estufa. A proposta de criação da Casa das Agriculturas Sustentáveis do Brasil, com foco na Amazônia, também foi destacada como um espaço para troca de experiências e inovações.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.